Sábado, 08 de novembro de 2025
Tubarão
27 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
27 °C
14 °C
GERAL

Estudantes da Udesc criam passaporte turístico infantil que pode virar política pública em Laguna

Projeto desenvolvido no curso de Administração Pública chamou atenção do prefeito e pode ser lançado em 2026, durante os 350 anos da cidade

29/08/2025 18h00 | Por: Redação

Um projeto criado por estudantes do curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), ganhou destaque por unir inovação, impacto social e parceria direta com o poder público.

A proposta surgiu como atividade da disciplina de Marketing e Comunicação no Setor Público, que desafiava os alunos a desenvolver um plano de comunicação voltado para uma demanda real de instituições públicas ou organizações sociais. Um dos grupos, no entanto, foi além: além de elaborar o projeto, colocou-o em prática ao criar um passaporte turístico infantil com caráter pedagógico e cultural.

Batizado de “Expedição Botonauta – Um mergulho no conhecimento”, o programa busca estimular o turismo pedagógico em Laguna, oferecendo às escolas mais do que um simples passeio, mas uma experiência educativa e enriquecedora para crianças.

A iniciativa foi apresentada ao prefeito Preto Crippa na última segunda-feira (25), em reunião no gabinete. O gestor demonstrou entusiasmo e já sinalizou interesse em lançar oficialmente o programa em 2026, como parte das comemorações pelos 350 anos do município.
“Me encantei com o projeto e queremos incentivar o desenvolvimento dele aqui em Laguna. Reforço a importância dessa parceria com a Udesc, que sempre terá espaço em nossa gestão”, afirmou Crippa.

A professora Aline Regina Santos, responsável pela disciplina e orientadora da equipe, destacou a relevância do trabalho. “Este é um exemplo concreto de como a universidade pública transforma vidas e coloca o talento dos estudantes a serviço da sociedade”, disse.

O grupo responsável pelo projeto é formado por Salete Inêz Kons Monteiro Duarte, Maria Luisa S. Miranda, Leonardo Medeiros de Azevedo e Daniel Antônio da Silva. Segundo Maria Luisa, a experiência foi intensa e recompensadora: “Foi um trabalho criativo e robusto. Cada detalhe foi pensado com cuidado. O mais gratificante foi perceber como o marketing pode contribuir para o desenvolvimento local e inspirar políticas públicas.”

O projeto também contou com a contribuição da disciplina de Governança e Gestão Pública, ministrada pelo professor Daniel Pinheiro, que trabalha a identificação de demandas municipais a partir de diagnósticos e análises. Como resultado, os estudantes ainda produziram um e-book com ações de benchmarking para o turismo em Laguna.

Considerada uma das cidades mais antigas do Brasil, Laguna foi objeto de estudo ao longo de um semestre, quando os alunos realizaram visitas, levantaram dados e mapearam oportunidades de fortalecimento das estratégias turísticas.

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!