Celebração solene marcou o início do ministério do padre Matheus Scremin Magagnin como primeiro pároco
A Diocese de Tubarão viveu, na noite desta sexta-feira (20), um momento histórico com a instalação oficial da Paróquia Santo Antônio de Pádua, a mais recente comunidade paroquial da circunscrição eclesiástica. A celebração reuniu centenas de fiéis, autoridades religiosas e representantes das comunidades locais, em uma cerimônia marcada pela fé, emoção e sentido de missão.
Criada por decreto episcopal em 1º de novembro de 2025, a nova paróquia é fruto de uma caminhada iniciada há mais de 40 anos, quando a comunidade ainda integrava a Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Catedral). Presidida por Dom Adilson Pedro Busin, CS, a Celebração Eucarística seguiu os ritos próprios para a instalação paroquial e posse de pároco. Após a leitura dos documentos oficiais, o padre Matheus Scremin Magagnin realizou a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, assumindo oficialmente a condução pastoral da nova paróquia.
Natural de Treze de Maio, o sacerdote passa a liderar uma estrutura composta por seis comunidades: Santa Luzia, Santa Rita, São José (Mato Alto), Nossa Senhora das Graças (Madre), Santa Cruz (Congonhas) e São João Bosco (Congonhas e Santo Antônio). A criação da paróquia representa o reconhecimento do crescimento populacional e espiritual da região, consolidando uma trajetória iniciada em 1981, fortalecida pela dedicação de leigos e sacerdotes, e marcada pela construção da igreja matriz inaugurada em 2001.