Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Tubarão
29 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
29 °C
19 °C
GERAL

Conta de luz em Santa Catarina terá reajuste médio de 13,53%

Aneel autorizou o aumento, que impactará residências, comércios e indústrias; tarifa social segue garantida

19/08/2025 18h30 | Por: Redação

Os catarinenses vão sentir um peso maior no bolso a partir desta sexta-feira (22). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 13,53% nas tarifas da Celesc, publicado nesta terça-feira (19). O aumento varia conforme o perfil de consumo.

Para as residências comuns, que representam mais de 90% da base de clientes da distribuidora, a alta será de 12,3%. Já os grandes consumidores de energia em alta tensão, como indústrias, terão acréscimo de 15,8%. No caso do Grupo B, formado por pequenos comércios e consumidores em baixa tensão, o reajuste será de 12,41%.

Segundo a Celesc, o principal fator para a elevação foi o aumento expressivo de 36% na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) em relação a 2024. O fundo federal, gerido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, financia políticas públicas do setor, como a Tarifa Social para famílias de baixa renda, o programa Luz para Todos, além de incentivos às fontes renováveis e subsídios a regiões isoladas do sistema nacional.

 

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!