A verificação de idade no ChatGPT é parecida com a que será implementada na Europa pelo TikTok.
O ChatGPT ganhou um sistema de verificação de idade que promete aumentar a proteção de crianças e adolescentes, informou nesta terça-feira (20) a OpenAI, criadora do aplicativo.
A mudança será implementada em todo o mundo como uma forma de a empresa determinar se uma conta pertence a um usuário com menos de 18 anos de idade.
"Quando o modelo de previsão de idade estima que uma conta pode pertencer a alguém com menos de 18 anos, o ChatGPT aplica automaticamente proteções adicionais projetadas para reduzir a exposição a conteúdo sensível", disse a OpenAI em comunicado.
Os usuários adultos que foram incorretamente classificados como menores de 18 anos poderão recuperar o acesso completo por meio de uma verificação por selfie no Persona, um serviço de checagem de identidade.
A mudança acontece em um momento em que a companhia se prepara para permitir conteúdo adulto no chatbot.
A verificação de idade no ChatGPT é parecida com a que será implementada na Europa pelo TikTok, que analisará padrões de navegação em meio à pressão de autoridades para remover contas de crianças menores de 13 anos.
No Brasil, a partir de março, plataformas como o ChatGPT deverão verificar a idade dos usuários, sem aceitar autodeclaração, caso possam ter algum conteúdo impróprio para menores de 16 anos, em uma exigência da lei conhecida como ECA Digital.