Sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Tubarão
26 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
26 °C
15 °C
GERAL

Caso de raiva em morcegos reforça a importância da vacinação de cães e gatos

O perigo é mais focado nos cães e gatos porque esses animais costumam caçar os morcegos

Tubarão - SC, 25/09/2024 16h30 | Atualizada em 25/09/2024 15h52 | Por: Redação

A conscientização sobre a importância da vacinação da raiva nos animais domésticos ganhou destaque após um morcego contaminado com o vírus ser encontrado perto de um cachorro, no Centro de Tubarão. Segundo a bióloga com especialidade em morcegos, Daniela Bôlla, a imunização precisa ser reforçada, já que, ao entrarem em contato com as espécies, os bichos de estimação podem morrer e também passar o vírus da raiva para os donos.

A bióloga explica que, no meio urbano, dificilmente os morcegos vão se alimentar do sangue humano. Então, o perigo é mais focado nos cães e gatos porque esses animais costumam caçar os morcegos. “A espécie, se alimentando de sangue ou apenas de frutas, sempre traz riscos para os animais domésticos. O morcego não vai se alimentar de um gato, por exemplo, mas o gato pode capturar e morder a espécie, fazendo o animal de estimação ser o agente da transmissão”, explica.

O morcego infectado foi encontrado na rua Coronel José Martins Cabral. A análise do animal foi feita pela Vigilância Epidemiológica, que testou positiva para o vírus da raiva. Daniela disse que, antes de Tubarão, um outro caso foi registrado em Florianópolis. “Este caso, que aconteceu em uma mina abandonada, acho que foi o último registrado em Santa Catarina”, comentou a bióloga.

A vacinação é o método mais eficiente de prevenção. É importante que, tanto os animais domésticos quando os seres humanos, estejam com a vacinação da raiva em dia. Além disso, também é importante as pessoas procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima caso o seu pet tenha entrado em contado recentemente com um morcego. 

Segundo a secretária de saúde, Chaiana Esmeraldino Marcon, foi feito uma cobertura vacinal de 300 metros do local onde o morcego infectado foi encontrado. A vacinação de cães e gatos foi realizada na última quinta-feira (19). “Os animais domésticos que já tinham sido vacinados tomaram apenas uma dose. Porém, os que ainda não tinham sido vacinados ainda serão imunizados novamente”, afirmou.

A próxima ação de cobertura vacinal da Secretaria de Saúde será realizada nos próximos 30 dias.

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!