Quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Tubarão
18 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
18 °C
16 °C
GERAL

Alunas são expulsas do Colégio Michel por racismo

Medida foi tomada após duas estudantes publicarem um vídeo de cunho racista em suas redes sociais

Criciúma - SC, 19/11/2024 16h30 | Atualizada em 19/11/2024 16h37 | Por: Redação

Na última semana, um caso de racismo no Colégio Michel, em Criciúma, tomou grandes proporções na internet. As alunas envolvidas em caso de racismo foram expulsas da instituição de ensino. O episódio ocorreu na sexta-feira (15), após um amistoso de volêi entre o Coégio Michel e a EMEB Professora Maria de Lourdes.

Na ocasião as duas alunas de 12 anos da instituição particular publicaram um vídeo com falas racistas direcionadas aos estudantes da outra escola. Na gravação as duas adolescentes diziam: “Pessoal do amistoso, eles estão tipo, pulando assim, já são preto e ainda ficam fazendo macaquice”.

Segundo a assessoria de comunicação do Colégio Michel, as providências foram tomadas exlusivamente por conta do caso de racismo. As alunas não poderão retornar ao colégio nem este ano nem no próximo. Leia a nota de repúdio na íntegra:

“O Colégio Michel, como instituição educacional protetora dos direitos das crianças e adolescentes, que tem como missão “educar com amor para o desenvolvimento integral do ser humano” e como princípio pedagógico “educar para a vida, fazendo com que o estudante se desenvolva em todos os sentidos”, vem a público manifestar seu total repúdio ao lamentável fato ocorrido na data de 11 de novembro de 2024, que envolveu duas de suas estudantes, em um amistoso de voleibol com alunos de outra instituição.

Na ocasião, após o amistoso, uma das alunas envolvidas postou, em sua rede social, um vídeo discriminatório contra alunas da outra escola, proferindo palavras de cunho injurioso e racista.

Tão logo tomou conhecimento do fato ocorrido, o Colégio Michel adotou todas as providências disciplinares cabíveis para com suas alunas, incluindo a retratação formal junto às alunas que foram ofendidas.

Destaca-se que, muito embora, a retratação seja o mínimo a ser feito sobre o caso, ela não resolve o problema dos atos discriminatórios proferidos a quem quer que seja.

É inaceitável que, até os dias atuais, existam casos como o ocorrido. Infelizmente, inferiorizar o outro por conta da cor de sua pele ainda é caso recorrente em nosso país. Assim, o Colégio Michel entende que, não basta apenas punir, mas – e principalmente – conscientizar e educar para que essas situações não mais ocorram. 

A escola explora, cotidianamente o assunto a seus alunos, responsáveis e colaboradores, por intermédio de palestras e inserção do tema em suas práticas pedagógicas diárias, reafirmando seu compromisso com uma sociedade livre do preconceito. 

Direção Escolar”

 

Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link:  https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!