Vírus tem alto potencial epidêmico e elevada taxa de letalidade, segundo a OMS.
Aeroportos em diferentes partes da Ásia passaram a reforçar a vigilância sanitária e os controles de saúde de viajantes após um surto do vírus Nipah no estado indiano de Bengala Ocidental. Ao menos cinco casos da doença foram confirmados na região, levando países vizinhos à adoção de medidas preventivas semelhantes às usadas durante a pandemia de Covid-19.
Tailândia, Nepal e Taiwan estão entre os países e territórios que anunciaram o endurecimento dos protocolos. O objetivo é impedir a entrada do vírus, considerado prioritário pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido ao alto potencial epidêmico e à elevada taxa de letalidade.
Na Tailândia, o Ministério da Saúde Pública intensificou a triagem sanitária nos principais aeroportos para passageiros que chegam de Bengala Ocidental. Nos terminais de Suvarnabhumi, Don Mueang e Phuket, viajantes estão sendo monitorados quanto à presença de febre e de sintomas associados ao vírus, além de receberem cartões de alerta com orientações sobre como proceder em caso de adoecimento.
As autoridades também reforçaram a limpeza e a preparação para o controle de doenças no Aeroporto Internacional de Phuket. A companhia aérea indiana IndiGo opera um voo direto diário entre o aeroporto internacional de Kolkata, em Bengala Ocidental, e Phuket.