Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Tubarão
29 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
29 °C
19 °C
GERAL

Adolescente com Síndrome de Down supera desafios e inspira com sua jornada

O tubaronense Aislan Júnior, de 14 anos, tem uma vida ativa e participa de diversas atividades como todo o adolescente de sua idade

Tubarão - SC, 21/03/2025 19h40 | Atualizada em 22/03/2025 11h28 | Por: Liliane Dias

O dia 21 de março é conhecido por ser o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data busca conscientizar a implementação de políticas públicas para quem foi diagnosticado com o quadro, quebrar preconceitos, além de contribuir com a inclusão.

Muito mais do que uma condição genética causada pela presença de um cromossomo 21 extra, as pessoas com Trissomia do 21 ou Síndrome de Down, se destacam por serem extremamente carinhosas, atenciosas e prestativas. Além disso, podem ter uma vida ativa como qualquer outra pessoa.

Um exemplo é o tubaronense Aislan Júnior, de 14 anos. Com uma vida ativa ele participa de diversas atividades como todo o adolescente de sua idade. Frequenta o ensino regular, faz catequese, pratica atividades físicas como natação, competições paralímpicas, frequenta a Apae, faz aulas de bateria e serve como coroinha na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão.

Para a professora de educação especial, que atua na Escola de Educação Básica Henrique Fontes, Alyne Amaral Folle, uma das principais razões para ela optar em trabalhar com essas crianças é pelo amor incondicional. “Quando você começa a estar ao lado deles e a conviver, aprende muito sobre como amar seu próximo”, avalia.

A profissional, que atua há quatro anos com educação especial, afirma que sempre que tem a oportunidade de fazer escolha, opta por alunos com Síndrome de Down. “O Juninho em particular é um menino muito carinhoso. Adora fazer as atividades e busca sempre estar com os colegas e a professora. Agradeço muito a Deus por ter essa oportunidade de estar perto e poder desfrutar desse amor que eles transmitem”, afirma.

A síndrome de Down, conforme a professora de Aislan Júnior, na Apae, Sandra Regina Brigido Frederico, é uma deficiência mental que afeta a parte motora e cognitiva. No entanto, as pessoas com esta condição podem ter uma vida normal, com acesso à educação, ao trabalho e à inclusão social.

“Quanto ao meu aluno Aislan Júnior é um adolescente cheio de curiosidades, carinhoso, e para fazer as atividades escolares é no tempo dele. Ele me ensina dia a dia a ter paciência, e na sua inocência ensina também o que é o amor”, conta.

Já a técnica da Associação Esportiva e Paradesportiva (Asespp), Jane Neves Pereira, conta que treina Aislan Júnior há cerca de três anos. Neste período, tem aprendido muito com ele e que ele teve uma grande evolução nesse período. “Amo trabalhar com essas crianças, tanto o Down, quanto as crianças com deficiência intelectual, vejo eles como anjos de Deus”, comemora.

O Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Rafael Uliano, diz que o Juninho, como ele chama, é uma verdadeira inspiração para todos na comunidade paroquial de Humaitá. “Com seu coração cheio de amor, nos ensina o verdadeiro significado de servir a Deus com simplicidade e entrega”, pontua.

“Ser coroinha é algo que ele faz com uma dedicação e um brilho nos olhos que tocam profundamente a todos que o veem no altar. Ele sabe o momento certo de agir, se coloca com respeito e atenção durante as celebrações, e é impossível não perceber o quanto ele se sente realizado em cada pequeno gesto de serviço”, pontua.

Ele acredita que Aislan Júnior, faz lembrar que a inclusão não é apenas um ato de acolhimento, mas um testemunho do Evangelho em ação. E que ele ensina que cada pessoa, com suas particularidades, tem um lugar especial na Igreja e na sociedade. Além disso, que a presença dele no altar é um sinal visível de que o amor de Deus é para todos, sem exceção.

Neste Dia da Síndrome de Down, padre Rafael convida a todos a olhar para o Juninho e para tantas outras pessoas com a mesma condição, não com um olhar de limitação, mas com um olhar de potencial, de dons e de graça. “O Juninho é uma prova de que, quando damos espaço para o amor e para a inclusão, a Igreja e o mundo se tornam mais completos, mais humanos e mais próximos de Deus”, avalia.

“Que o testemunho do Juninho nos inspire a construir uma Igreja e uma sociedade verdadeiramente acolhedoras, onde cada pessoa se sinta parte essencial do Corpo de Cristo”, comemora.

 

Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!