***
Os 57kg exatos na balança colocaram Luís Araújo há um passo do objetivo, na manhã deste sábado (23). Em São José, o boxeador de Tubarão precisava vencer para conquistar a vaga no Campeonato Brasileiro. Até o combate, que aconteceu à tarde, relembrou cada sacrifício ao longo da trajetória. Dentro dos ringues, buscava atingir o adversário de forma precisa. Era tudo ou nada.
Mas o boxe clássico de Luís não foi superior ao oponente. Por decisão dividida dos juízes, o atleta da casa, Charles Quintana, levou a melhor. Diante da derrota, frustração. Uma sensação necessária de ser sentida - não escondida. "Deixar o sentimento vim, sem ignorá-lo. É assim que tem que ser agora, porque é isso que faz a gente melhorar", completa o técnico tubaronense, Gabriel De Bona.
E foi isso que Luís fez. Imerso nos pensamentos do que poderia ter feito para vencer, sentiu as falhas à flor da pele. Após minutos em silêncio, Luís desabafou. "Faltou a ausência de um atleta similar ao estilo de boxe do Quintana nos treinos. O corpo pede essa memória muscular na hora", disse. Um erro que o faz estar motivado para as próximas lutas. "Agora, é ir para cima, sem desanimar", enfatiza.
Quem acompanhou cada golpe foi o parceiro de equipe Vinícius Silva, atleta que já sentiu o sabor amargo de ser derrotado. Perante ao resultado do amigo, compartilha um conselho. "É olhar para a derrota e entender que não existe vitória sem ela. Por isso é o momento de sentir, questionar e, sobretudo, perceber que existe um tempo certo para tudo. A hora dele vai chegar", finaliza.
Nas entrelinhas, Luís está feliz com o apoio da Fundação Municipal de Esporte de Tubarão. Para chegar até São José, não houve gasto com combustível, alimentação, hidratação e hotel. "Ter transporte, o que comer e onde dormir é o que todo atleta precisa. Antes a gente precisava correr atrás de patrocínio ou retirar do bolso. É uma estrutura incrível e faz toda a diferença", agradece.
Agora, o Clube De Bona Boxing, que representa a Cidade Azul, inicia mais uma fase preparatória para voltar aos ringues. Usando a derrota como motivação, os treinos vão seguir firmes para a luta prevista para o dia 17 de junho. A disputa defende o Cinturão de Ouro, conquistado por Luís no início deste mês. O confronto deve ocorrer em Balneário Camboriú.
Créditos Texto e Fotos: Assessoria/ Esporte com K