Dono de uma voz incrível e de composições marcantes, Jhonny Cash foi eleito pela revista Rolling Stones um dos cem maiores artistas de todos os tempos, e foi de fato. Sua vida foi marcada pela fama, pelos sucessos e também por controvérsias das mais variadas. Sua importância no mundo da música é vasta, e sua carreira foi marcante para o rock, blues, country e gospel.
Conhecido como "o homem de preto", nasceu em 26 de Fevereiro de 1932 na cidade de Kingsland, Arkansas. Começou a carreira em 1954 quando se mudou para Memphis e procurou o produtor Sam Phillips, reconhecido por ser o chefão da Sun Records, onde apresentou canções gospel.
Phillips ouviu as canções religiosas de Cash mas, como já não gravava mais discos gospel, recusou. Depois disso, apresentou ao produtor as suas canções e pode gravar "Hey Perter" e "Cry! Cry! Cry!", seus dois primeiros sons registrados na Sun.
Depois disso, em 1956 lançou "I Walk The Line", um hit clássico que conseguiu, assim como "Ring of Fire" chegar ao topo das paradas de música country e no top 20 das paradas de música pop. Durante boa parte da sua vida, foi usuário de drogas e alcoólatra, além de não se preocupar muito com as leis e convenções sociais, o que aumentou ainda mais a sua fama de "fora da lei".
Nunca escondeu que se identificava com as minorias, e gravou dois discos em penitenciárias: Live at San Quentin e Live at Folsom Prison. Além disso, militou a favor dos nativos americanos, chegando a gravar o disco "Bitter Tears: Ballads of The American Indians".
Apresentou o "The Johnny Cash Show", programa de televisão musical que contou com a presença de diversos artistas da época como Neil Young, Louis Armstrong e Bob Dylan. Viveu uma história de amor com June Carter, sua segunda esposa e também cantora de country, falecendo quatro meses depois dela, em setembro de 2003, por complicações da diabetes.
A história de amor dos dois foi contada no filme "Johhny & June" (2005), que teve como protagonistas Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon, que venceu vários prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Atriz.
Suas músicas são emocionadas, suas letras, profundas, divertidas e cheias de significado. Sua voz, inconfundível e única. Todo o seu legado para a música mundial pode ser consumido no Spotify ou no YouTube, mas jamais pode ser igualado por quem quer que seja. Johnny Cash foi único, e suas canções continuam atuais e intensas.
Cinema
Os lançamentos do cinema e do streming, dicas de filmes, livros e séries, notícias e opinião sobre a cultura popular do Brasil e do mundo sob o olhar de um publicitário e apaixonado por entretenimento.