Esse foi um dos livros que eu mais gostei de ter lido desde que comecei a me embrenhar pelas páginas e pelos tipos gráficos impressos. Se você nunca leu o livro 12 Regras Para a Vida: um antídoto para o caos do Dr. Jordan B. Peterson, meu conselho é: simplesmente leia!
Esse não é um livro de autoajuda, mas sim um tratado sobre a vida e o comportamento humano escrito pelo célebre psicólogo e professor de Harvard que já foi alvo de controvérsias e perseguições, mas segue sendo "um dos pensadores mais importantes a surgir no cenário mundial em muitos anos", que cativa leitores e conquista multidões.
Seus livros são sucesso de venda e em 12 Regras Para a Vida, ele condensa bem algumas das principais recomendações que devemos seguir para viver bem e nos sentirmos melhores com aquilo que realmente somos.
Soa como autoajuda, né? Mas eu posso te dizer que, Jordan Peterson não decepciona. A primeira regra, "Costas eretas, ombros para trás" trata de questões simples como linguagem corporal, psicologia e lagostas (ou melhor, de como as lagostas utilizam a linguagem corporal para se impor psicologicamente diante de situações desafiadoras).
Já na regra 7, ele nos impele: "Busque o que é significativo, não o que é conveniente". Esse é um dos maiores problemas dos dias atuais... Deixar de lado aquilo que é conveniente e optar pelo que é significativo e muitas vezes, mais difícil e que pode exigir sacrifícios, é uma tarefa hercúlea quando tudo o que queremos é encontrar nossa zona de conforto e nos trancarmos nela.
Peterson é a voz que clama no deserto das ideias dos dias atuais, e isso fica bem claro quando ele diz:
“Tenhamos alguma humildade. Arrumemos o quarto. Cuidemos da família. Sigamos a consciência. Endireitemos a vida. Encontremos uma coisa produtiva e interessante para fazer e comprometamo-nos com ela. Quando conseguirmos fazer isso tudo, então procuremos um problema maior para resolver, se nos atrevermos. Se também isso funcionar, avancemos para projetos ainda mais ambiciosos."
É por isso que você deve ler 12 Regras Para a Vida e experimentar esse verdadeiro antídoto contra o caos que o mundo atual se encontra. Mas não se limite a ler, busque fazer a experiência que o livro propõe e seguir o caminho das pedras - ou seria das regras?
Cinema
Os lançamentos do cinema e do streming, dicas de filmes, livros e séries, notícias e opinião sobre a cultura popular do Brasil e do mundo sob o olhar de um publicitário e apaixonado por entretenimento.