Confesso que leio de tudo, e já li autoajuda também. Só que Essencialismo, de Greg MacKeown, pode ser diferente de tudo o que você já leu.
Best-seller do The New York Times, o livro Essencialismo é um verdadeiro manifesto escrito por alguém que busca experimentar uma vida mais simples e com melhores resultados.
Pode parecer simples buscar pelo essencial e evitar aquilo que é penduricalho na nossa vida e no nosso trabalho, mas ainda temos muitos entulhos que precisamos nos livrar para podermos seguir com menos peso e mais livres, para trilhar o caminho que precisamos.
E não é baboseira. A vida é feita de escolhas entre aquilo que queremos e podemos realizar e o que não está ao nosso alcance ou que não nos compete. O essencialista busca resolver aquilo que pode e deve, deixando o que não lhe pertence com o seu verdadeiro dono e simplificando o que pode estar sendo demasiadamente complicado com trivialidades.
Não é fácil, por exemplo, aprender a dizer não e priorizar isso ou aquilo, como o próprio Greg traz em seu livro, mas é necessário. Como diz um trecho do poema do grande gaúcho Mário Quintana:
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Ser essencialista é potencializar o alcance daquilo que queremos concentrando o nosso foco naquilo que é realmente importante e que vale a pena, já que "O essencialismo não trata de fazer mais; trata de fazer as coisas certas. Também não é fazer menos só por fazer menos."
É primordial que saibamos investir tempo e energia sabiamente naquilo que é realmente ESSENCIAL em nossas vidas, para evitar o desperdício do bem mais precioso que possuímos: nosso tempo.
Cinema
Os lançamentos do cinema e do streming, dicas de filmes, livros e séries, notícias e opinião sobre a cultura popular do Brasil e do mundo sob o olhar de um publicitário e apaixonado por entretenimento.