O dia de São Patrício é tradicional nos Estados Unidos e é conhecido por ser uma data de celebração da cultura, gastronomia e cerveja. As pessoas se reúnem em bares e restaurantes e boa parte da cidade fica vazia. E como a ocasião faz o ladrão, segundo o dito popular, nesse dia, em 1990, ladrões invadiram e roubaram o Museu Isabella Stewart Gardner, em Boston, naquele que foi conhecido como um dos grandes furtos de peças de arte.
Essa é a história da série documental O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos (2021), da Netflix. Na ocasião, os criminosos levaram 13 obras de arte da coleção com um valor monetário estimado de U$ 200 milhões, mas um valor cultural inestimável. E apesar de tão espetacular, e mesmo contando com a investigação do FBI e da polícia de Boston, a caçada aos ladrões se arrastou por mais de 25 anos.
Para quem busca uma série sobre arte, saiba que ela não é o foco principal da série, mas sim a teoria de que as obras teriam sido roubadas para serem usadas como moeda de troca por criminosos especializados nesse segmento. Já para os amantes de true crime, a série é um prato cheio, com episódios cadenciados e bem construídos, em uma investigação instigante e bastante curiosa.
A série tem apenas 4 episódios de 50 minutos e é uma excelente opção para maratonar em um final de semana ou assistir um episódio por dia e descobrir uma história imperdível. Todos os episódios estão disponíveis na Netflix.
Cinema
Os lançamentos do cinema e do streming, dicas de filmes, livros e séries, notícias e opinião sobre a cultura popular do Brasil e do mundo sob o olhar de um publicitário e apaixonado por entretenimento.