Quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Tubarão
28 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
28 °C
14 °C

COLUNISTAS

Pré natal odontológico: Saúde da mãe e do bebê

20/09/2023 09h55 | Atualizada em 20/09/2023 09h51 | Por: Amanda Beckhauser

Um dos momentos mais singulares na vida da futura mamãe e de toda a família é o cuidado com sua saúde, a gravidez requer muitos cuidados, afinal a mulher vive a maternidade de forma intensa, porque há uma transformação total em sua anatomia e também hormonal que, por sua vez, se adapta à uma nova vida, além disso existem diversos impactos emocionais gerados para a gestante. Nesse sentido, a mulher também adquire hábitos mais saudáveis, uma vez que ela passa a ter mais preocupações com a saúde do bebê. 

A exemplo das transformações que ocorrem durante a gestante, algumas podem refletir na saúde bucal da paciente, porém, não é uma regra  podem existir alterações no tecido gengival, como as inflamações, que podem ter uma reação mais exuberante durante a gravidez  em função dessa cascata hormonal que está acontecendo na mulher gestante, é necessário nesse momento o acompanhamento do cirurgião dentista, pois assim esse problema bucal pode ser tratado precocemente, evitando agravo a complicação. Porém, se a mulher apresentar um tecido periodontal sadio, ela não terá uma alteração tão significante. Ou seja, a inflamação exacerbada acontece quando já existe uma manifestação clínica periodontal e se torna mais evidente.

O papel do Cirurgião-Dentista é o pré-natal odontológico, e temos duas formas de  abordagens. A primeira, na saúde bucal da mulher, fazendo com que a futura mãe tenha uma microbiota boa (correspondente ao conjunto de bactérias que ficam na cavidade oral), seja por procedimentos de profilaxia até outros dependendo da complexidade. Entretanto, não pode ser invasivo, como por exemplo, as reabilitações orais extensas, como clareamentos, colocação de aparelhos ortodônticos, entre outros. A segunda é quando o Cirurgião-Dentista vai passar as orientações para a gestante com relação ao bebê que está esperando. São muitas as orientações que pode antecipar, desde a cavidade oral do recém-nascido até a amamentação, hábitos alimentares, uso de chupeta e mamadeira. 

Algumas alterações bucais durante a gravidez são: 
1.Alteração na saliva 
2.Náuseas e vômitos 
3.Cáries 
4.Alterações periodontais 


A principal orientação para a futura mamãe é que sempre tenha profissionais capacitados para o acompanhamento da sua gestação, assim tornando esse momento tranquilo e saudável.

Amanda Beckhauser

Odontologia

Amanda Beckhauser Hilário, cirurgiã dentista, especialista em Odontopediatria e Ortodontia, e influenciadora com o cargo de Embaixadora Condor na categoria de Higiene Bucal. Além da atuação clínica na odontologia, compartilho o meu dia a dia no Instagram, onde trabalho o tema “saúde bucal simples e eficaz” mostrando o quão importante é cuidar da higiene e saúde bucal, fazendo o básico que funciona, porém é muito importante!

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!