Segunda-feira, 16 de setembro de 2024
Tubarão
20 °C
13 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
13 °C

COLUNISTAS

Câncer Bucal: suas principais causas.

23/01/2024 17h00 | Atualizada em 23/01/2024 16h50 | Por: Amanda Beckhauser

O câncer bucal é caracterizado por tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

Pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.

É possível que um exame rotineiro da boca feito por um  cirurgião dentista possa diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.

O auto-exame da boca também é uma técnica simples que a própria pessoa utiliza para avaliar a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchaços. Caso seja observado alguma anormalidade é indicado que o paciente procure um dentista com urgência. 

 

Para prevenir o câncer bucal: 

  • Evite ou reduza o consumo de fumo e de álcool;
  • Mantenha uma boa higiene bucal;
  • Faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
  • Visite o dentista regularmente.

Converse com o seu dentista e informe-se sobre o exame clínico da boca.

 

 

 

 

4 dicas para manter os cuidados bucais nas férias escolares.

05/01/2024 15h00 | Atualizada em 05/01/2024 14h01 | Por: Amanda Beckhauser

O período de férias ainda permanece para as crianças, muitas famílias nessa época aproveitam para viajar, e muitas vezes com a correia e a criançada reunida os hábitos de higiene bucal acabam sendo deixados de lado, porém eles devem fazer parte da nova rotina para garantir que a saúde bucal permanece ilesa da proliferação das bactérias causadoras de doenças bucais como gengivite, sensibilidade e cáries.

Para auxiliar na manutenção dos hábitos de higiene bucal nas férias, hoje trago para vocês algumas dicas.

1.Bagagem: para as famílias que costumam viajar nesta época do ano, é importante levar na bagagem todos os produtos de higiene bucal já utilizados durante todo o ano. Escova, pasta de dente, fio dental e enxaguante bucal são itens básicos, e devem ser indispensáveis dentro da mala.

2.Alimentação: nas férias é comum que as crianças acabem consumindo maior quantidade de alimentos como doces, refrigerantes e até mesmo sucos industrializados. A acidez e açúcares presentes nesses alimentos desgastam o esmalte dos dentes, deixando-os mais sensíveis, e facilitam o acúmulo de bactérias causadoras de cáries e inflamações na gengiva. Por isso, é necessário ficar atento à quantidade ingerida e sempre escovar os dentes e passar o fio dental após as refeições.

3.Aparelho ortodôntico: quem faz uso de aparelhos ortodônticos seja fixo ou móvel deve redobrar a atenção e o cuidado com a saúde bucal. O mau uso e descuido com aparelhos podem acarretar diversos problemas bucais.

4.Traumas: Nessa época do ano as brincadeiras entre as crianças se intensificam, e podem ocorrer alguns acidentes bucais, esses casos são bem comuns, portanto em caso de quedas ou acidentes que comprometam a saúde bucal é importante consultar um dentista profissional o mais rápido possível. Somente um profissional da área pode avaliar o trauma e recomendar o tratamento mais adequado.  Mesmo no caso de quedas, é importante não se automedicar e procurar um dentista com urgência.

Como cuidar do sorriso com a rotina agitada no fim do ano? Veja as dicas a seguir.

01/12/2023 15h30 | Atualizada em 01/12/2023 16h55 | Por: Amanda Beckhauser

2023 finalmente está acabando e nada mais justo do que comemorar. A rotina nesta época costuma ser cheia de confraternizações, amigos secretos e encontros com amigos e familiares. 

 

Com tantos eventos, é normal se descuidar da saúde bucal. No entanto, é importante lembrar que nunca é tarde para cuidar do sorriso e a busca por saúde nunca deve ser adiada. 

 

O período de festas é bom para descansar e relaxar, mas também pode ser estressante. O que muitas pessoas não sabem é que o estresse pode causar ou piorar o bruxismo, cujos sintomas são acordar com dor de cabeça, na mandíbula e na musculatura da face. 

 

Muitas pessoas apertam e rangem os dentes enquanto dormem, um problema progressivo que pode desgastar e até mesmo amolecer os dentes. Estudos apontam que pacientes com sintomas de bruxismo têm aumento, direto ou indireto, da tensão emocional, e a rotina agitada final do ano pode piorar os sintomas. 

 

O ideal é tentar achar suas causas no dia a dia, já que qualquer situação estressante pode ocasionar ainda mais o ranger e apertar dos dentes. E isso inclui as festas de fim de ano, pensando nessa questão algumas dicas para cuidar da sua saúde bucal são: 

 

Manter a higiene bucal completa; 

Utilizar placa de bruxismo (para proteger os dentes); 

Manter uma dieta saudável; 

Beber muita água; 

 

 

 

 

 

Você ronca ao dormir? Conheça as causas e tratamento.

17/11/2023 09h30 | Atualizada em 20/11/2023 14h54 | Por: Amanda Beckhauser

Uma boa noite de sono reflete diretamente na qualidade de vida. Dormir bem é fundamental, mas muita vezes o sono é interrompido pelo ronco e dificuldade em respirar, essa deficiência está presente na vida de muitas pessoas, e ela pode ser causada por muitos fatores, incluindo estresse e ansiedade. 

Como se não bastasse ser chato e barulhento, o ronco também é perigoso, pois traz consigo outro distúrbio do sono bem mais sério: a apneia, caracterizada pela obstrução da garganta durante o sono. Para solucionar esse incômodo, existem inúmeros tratamentos, dentre eles o uso de um aparelho intrabucal que é usado na hora de dormir, o diagnóstico e procedimento para confecção do aparelho é feito por um cirurgião dentista. 

O aparelho mantém a mandíbula firmemente avançada, esticando os tecidos da garganta e deixando o caminho livre para a entrada de ar.

Esse processo evita a ausência de oxigênio no corpo causada pela apneia. Ao mesmo tempo que isso acontece, a boca acaba fechando, pois os dentes estão sendo segurados pela estrutura e os músculos da região são forçados a permanecer tensos e firmes, evitando o ronco. 

Desta forma o paciente respira de maneira adequada, acabando não só com o barulho, mas também com vários malefícios causados pela respiração bucal.

Existem outras doenças que podem desencadear o ronco. Quando você está resfriado, por exemplo, muitas vezes fica bem difícil puxar o ar pelo nariz e a sua única opção é praticar a respiração pela boca. Tudo isso acaba resultando em uma noite de ronco.

Por isso é tão importante procurar uma equipe composta por especialistas em diversas áreas para identificar a causa real do problema e o tratamento necessário para o seu caso, assim você terá qualidade no seu sono e no seu bem estar. 

Qual gel dental utilizar: Com flúor ou sem flúor?

09/11/2023 12h10 | Atualizada em 09/11/2023 11h08 | Por: Amanda Beckhauser

Você deve utilizar creme dental: Com Flúor! 
 

O flúor é um grande aliado na missão “cárie zero”, ele auxilia no processo de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na boca. Além disso, possui efeito antienzimático e antimicrobiano, eliminando algumas bactérias e impedindo a multiplicação das mesmas, principalmente da cárie. 

Mas não é perigoso utilizar creme dental com flúor? Não!  Ao contrário do que muitos falam, se você usar a quantidade segura e ideal para a escovação, o flúor não será prejudicial para a sua saúde, isso vale tanto para os adultos, quanto para as crianças. 

A quantidade correta para os adultos é equivalente ao um grão de ervilha e para as crianças equivale á um grão de arroz cru. 

Um bom creme dental deve ter 1100 ppm de flúor, ser neutro, sem abrasivos e corantes, assim você protegerá seus dentes das cáries e também de abrasão. 

Amanda Beckhauser

Odontologia

Amanda Beckhauser Hilário, cirurgiã dentista, especialista em Odontopediatria e Ortodontia, e influenciadora com o cargo de Embaixadora Condor na categoria de Higiene Bucal. Além da atuação clínica na odontologia, compartilho o meu dia a dia no Instagram, onde trabalho o tema “saúde bucal simples e eficaz” mostrando o quão importante é cuidar da higiene e saúde bucal, fazendo o básico que funciona, porém é muito importante!

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!