Quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Tubarão
28 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
28 °C
14 °C

COLUNISTAS

Bruxismo: O ranger e apertar dos dentes.

14/09/2023 09h30 | Atualizada em 14/09/2023 08h45 | Por: Amanda Beckhauser

Bruxismo é o transtorno em que a pessoa aperta, desliza e bate os dentes, isso acontece principalmente durante o sono e de modo involuntário, ou seja, sem que a pessoa queira.  Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas. Em casos mais graves, pode ser necessário fazer tratamento como restaurações e até mesmo tratamento de canal nos dentes afetados, além disso é necessário tratar de distúrbios na articulação de ossos da face, como maxilar, mandíbula e têmporas.

As causas do bruxismo ainda não foram completamente esclarecidas. Acredita-se que os fatores vão de causas hereditárias e genéticos. Alguns estudos sugerem que existe relação com o estilo de vida e que pessoas que sofrem de ansiedade, estresse, refluxo gastroesofágico, características do sono, como roncar e babar no travesseiro, e dificuldades de concentração nas atividades do dia a dia, seriam mais sucetíveis a desenvolver o problema. No caso das crianças, os pais devem estar atentos ao padrão de respiração durante a noite, pois há evidências de que o bruxismo do sono pode estar relacionado ao ato de respirar pela boca e infecções das vias aéreas superiores.

O bruxismo nem sempre provoca sintomas, ainda que algumas pessoas sintam dores faciais, dores de ouvido ou de cabeça quando acordam; outras percebem, com o tempo, o desgaste dos dentes, mas, em geral, só descobrem quando vão ao dentista. 

Os sinais observados são:

  1. desgastes dentários leves;
  2. trincas no esmalte dentário;
  3. sensibilidade nos músculos da mastigação;
  4. fraturas de dentes, raízes, restaurações, próteses, chegando até mesmo a fraturas de implantes;
  5. dores de cabeça e na face que muitas vezes se confundem com dores de ouvido, sinusites ou até mesmo como dores de dente;
  6. marcas na parte interna das bochechas e na língua;
  7. zumbido no ouvido;
  8. dores e estalos ao abrir e fechar a boca.

O tratamento nada mais é que a placa miorrelaxante, essa placa é um acessório feito sob medida, no formato exato da mordida do paciente. Deve ser utilizada durante a noite ou também de dia, de acordo com a necessidade e a indicação do profissional de saúde.

Seu uso alivia as tensões exercidas pelos músculos da face, além de proteger as estruturas dentárias dos desgastes e das forças direcionadas aos dentes no momento em que ocorre o atrito e o apertamento dos dentes.

Algumas orientações para aliviar os sintomas são: 

  1. Introduzir atividades prazerosas na rotina diária (ex: esporte, artes).
  2. Reduzir sobrecarga de tarefas do dia a dia.
  3. Terapias psicológicas podem auxiliar.
  4. Tranquilizar a criança antes de dormir com a utilização de técnicas de relaxamento, respiração, músicas calmas e aromas terapêuticos.
  5. Buscar terapias complementares, tais como acupuntura, meditação e brincadeiras sem agitação antes de dormir.
  6. Evitar dormir de luz acesa e/ou com a TV ligada, assim como o uso de telas (smartphones) pelo menos uma hora antes de dormir.

A indicação é procurar um cirurgião dentista caso seja notado sinais e sintomas do bruxismo. 

Amanda Beckhauser

Odontologia

Amanda Beckhauser Hilário, cirurgiã dentista, especialista em Odontopediatria e Ortodontia, e influenciadora com o cargo de Embaixadora Condor na categoria de Higiene Bucal. Além da atuação clínica na odontologia, compartilho o meu dia a dia no Instagram, onde trabalho o tema “saúde bucal simples e eficaz” mostrando o quão importante é cuidar da higiene e saúde bucal, fazendo o básico que funciona, porém é muito importante!

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!