O CE (cigarro eletrônico), se tornou uma atividade atrativa de forma muito rápida, por conta do formato, sabor, pela ausência do cheiro do CC e por ser recarregável. Ele é um produto de comercialização proibida no Brasil pela Anvisa, por conta de que não conseguimos saber de fato os riscos do produto para saúde, porque ele é um dispositivo totalmente diferente do cigarro convencional, porque ele contém bateria, e diversos outros dispositivos elétricos, então todos os tipos de CE que entram no país são de contrabando.
Hoje a faixa etária que mais consome esse tipo de produto é entre 14 á 24 anos. Então nós conseguimos notar a forma precoce que é iniciado o uso desse cigarro. Ainda não conseguimos mensurar de forma concreta os riscos que o CE causa na saúde bucal, por ser um produto novo no mercado, mas já existem estudos que comprovam o quão danoso é o uso dele.
As principais manifestações bucais que já conseguimos diagnosticar na cavidade bucal são a xerostomia que é a boca seca por conta da alteração da produção de saliva, e consequentemente por isso temos a cárie, doença periodontal, esmalte dental destruído, dentes amarelados e manchados e hematomas na língua, isso tudo é causado pq a saliva é um dos principais mecanismos de defesa em questão de doenças bucais.
Além disso, as lesões mais sérias são a alteração nas células dos tecidos, por conta do aquecimento desse cigarro causando lesões persistentes onde dá origem ao câncer bucal. E os acidentes com a explosão desses cigarros durante o uso. Mas não para por aí, além de todos os problemas que esse cigarro causa por si só, cresceu muito a transmissão da herpes, mononucleose, candidíase e faringite por conta do compartilhamento desse produto que é uma atividade bem comum. Pq são doenças transmitidas pelo contato da saliva de pacientes contaminados.
E para completar o prejuízo para saúde, estudos neurológicos já apresentam também mudanças no desenvolvimento cerebral dos jovens que são usuários do CE e além disso dificuldade no desenvolvimento cognitivo e comportamental. O hábito de fumar infelizmente tem sido a recompensa de fuga e alívio para algo, temos como exemplo a ansiedade e o estresse que é muito comum na população atualmente, é o mal do século, então há diversas indicações para que esse hábito de “fuga” seja substituído por algo que seja mais saudável, como a prática de um esporte, leitura, dança etc. Essa substituição funciona muito, é comprovado cientificamente, esse estudo está em um livro que se chama “o poder do hábito”, ele demonstra diversos exemplos de como podemos quebrar os hábitos que causam danos para nossa saúde como um todo.
O CE não causa danos somente para a saúde bucal, entre os anos de 2019 á 2022, nos estados unidos foram quase 13 mil internações e 68 mortes por intercorrências relacionadas ao CE entre elas diversas doenças pulmonares graves e câncer de diversos tipos, é um hábito que realmente leva ao vício e também a vontade de experimentar novas substâncias.
Mesmo sendo um produto extremamente proibido no Brasil, nós sabemos que é infelizmente de fácil acesso, o alerta hoje é que sabendo dos riscos os jovens passem a ter mais consciência de autocuidado e com certeza um deles é não consumir o famoso vape, pois já possuímos diagnósticos que não são nada favoráveis para saúde e desenvolvimento, fica a conscientização e também o incentivo para a prática de hábitos mais saudáveis e acompanhamento profissional.
Odontologia
Amanda Beckhauser Hilário, cirurgiã dentista, especialista em Odontopediatria e Ortodontia, e influenciadora com o cargo de Embaixadora Condor na categoria de Higiene Bucal. Além da atuação clínica na odontologia, compartilho o meu dia a dia no Instagram, onde trabalho o tema “saúde bucal simples e eficaz” mostrando o quão importante é cuidar da higiene e saúde bucal, fazendo o básico que funciona, porém é muito importante!