Em SC, Jaraguá do Sul aparece em primeiro lugar, Brusque em segundo, seguido por Criciúma, Lages e Tubarão
Tubarão é considerada a quinta cidade mais segura de Santa Catarina, segundo o ranking do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil.
A notícia foi divulgada nesta semana e baseia-se em dados do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ranking, publicado por um guia imobiliário, foi elaborado com base na taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes de cada estado. Para calcular o índice, foi realizada a análise e o tratamento estatístico dos laudos de mais de 1,5 milhão de óbitos ocorridos em 2022 em todos os municípios do Brasil.
O ranking analisa apenas cidades com população acima de 100 mil pessoas. Em SC, Jaraguá do Sul aparece em primeiro lugar, Brusque em segundo, seguido por Criciúma, Lages e Tubarão. A Cidade Azul tem, segundo a pesquisa, 6,4 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
“Esses números refletem aquilo que nós já temos conhecimento e viemos ressaltando sempre, que é a importância do policiamento ostensivo como o principal serviço preventivo da Polícia Militar. Posso afirmar que as mortes violentas, sejam decorrentes do tráfico de drogas, latrocínios ou de confrontos policiais, são índices levantados nos principais centros urbanos e que colocam a nossa cidade e a nossa região em evidência, como lugares recomendados para morar, trabalhar e investir”, explica o tenente-coronel Paulo Sérgio Pereira de Bona Portão, comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Tubarão.
Para que os números sigam positivos na Cidade Azul, o tenente-coronel Paulo Sérgio Pereira de Bona Portão explica que a intenção, nos próximos meses, é a implantação, em convênio com a prefeitura, do sistema de videomonitoramento eletrônico nas principais entradas e saídas do município. “É o que denominamos de “muralha virtual”. Já estamos em tratativas com o poder público e pretendemos reforçar a ideia de vigilância e de ausência do medo, em contraposição ao conceito de sensação de segurança, que atualmente é utilizado. As guarnições da Polícia Militar estão diariamente nas ruas para preservar a ordem e proteger a vida e esses números vem ao encontro daquilo que consideramos como importantíssimo para a qualidade de vida das pessoas”, ressalta.
Estado é destaque em ranking
Santa Catarina é o estado mais seguro do país, de acordo com o ranking. Com uma média de 8,6 assassinatos violentos a cada 100 mil habitantes, está bem abaixo da média nacional de 24,9. SC detém também o posto de capital mais segura do Brasil, com Florianópolis, e a cidade mais segura do país, Jaraguá do Sul.