A produção alcançou 19,5% de share diário.
Foto: Governo do Estado A novela Terra Forte, da emissora portuguesa TVI, estreou nesta segunda-feira (20) em Portugal e conquistou a liderança de audiência logo no primeiro dia. A produção, que teve parte das cenas gravadas em Santa Catarina, alcançou 19,5% de share diário — índice que mede o número de televisores ligados simultaneamente no país. A SIC ficou em segundo lugar, com 14,7%, e a RTP1 em terceiro, com 9,1%.
O resultado positivo reforça as expectativas do Governo de Santa Catarina quanto ao impacto da novela na promoção do estado no exterior, com o objetivo de atrair ainda mais turistas internacionais. Atualmente, Santa Catarina é o terceiro destino mais procurado por visitantes estrangeiros no Brasil.
A trama central de Terra Forte conta uma história de amor que conecta os Açores, em Portugal, a Santa Catarina, retratando a trajetória de uma família que prospera na criação de cavalos. Além de destacar a beleza natural catarinense, a narrativa busca associar o estado a valores como resiliência e acolhimento. As gravações ocorreram nos Açores e em Florianópolis.
O lançamento oficial da novela aconteceu no último dia 13 de outubro, em Florianópolis, com a presença de atores do elenco e da autora da obra.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Fundação Cultural Badesc, com a emissora portuguesa TVI.
“Estamos muito felizes com a repercussão positiva da estreia de Terra Forte em Portugal. É muito importante termos Santa Catarina na vitrine mundial, entrando diariamente na casa de milhares de pessoas. Temos certeza de que isso trará mais turistas europeus ao nosso estado e um impacto muito positivo na economia catarinense”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif.