Os diáconos estão encarregados de executar o “serviço do ministério de Deus”, deixando de ser um leigo e passando a pertencer ao grupo do clero.
A Diocese de Tubarão ganhou três novos diáconos na noite de sexta-feira, 24 de novembro. Pela imposição das mãos de Dom Adilson Pedro Busin os jovens Jean Marcos Felisberto, Matheus Magagnin e Jerônimo da Rosa, foram ordenados para o primeiro grau do sacramento da Ordem. Com a Catedral Nossa Senhora da Piedade repleta e com a presença de diversos padres e familiares, a celebração logo introduziu os participantes a esta festa da ordenação para o ministério do serviço.
Os diáconos estão encarregados de executar o “serviço do ministério de Deus”, deixando de ser um leigo e passando a pertencer ao grupo do clero. A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa “atendente” ou “servente”. De acordo com a doutrina, o diácono católico é o “servo de Deus”, espalhando a Sua palavra e ajudando a construir o Seu reino junto aos fiéis na terra, de acordo com as necessidades da igreja.
“Queridos jovens, na resposta à missão vivida no diaconato, o tesouro em vaso de argila terá momentos de cruz e sofrimento. Não nos iludamos, nem Jesus ilude. Se a fé não for forte: ide a mãe Maria, a senhora da Piedade e mestra da dor, ela lhes ensinará o poder extraordinário que vem de Deus e não de nós”, pontuou Dom Adilson em sua reflexão
“Para nós o diaconado não é um ministério passageiro, queremos assumir o serviço a todos como um modo de vida para este tempo, mas também em nosso futuro ministério presbiteral.” disse Matheus Magagnin
O rito essencial da ordenação diaconal é a imposição das mãos e a oração realizada pelo Bispo. Esta oração pede a Deus Pai que consagre os ordenandos como diáconos e que envie sobre ele os dons do Espírito Santo para que ele possa exercer com fidelidade o ministério de serviço.
“A todos quantos que de alguma forma se aproximaram de nossas vidas e nos ajudaram a responder o nosso Deus, muito obrigado!”, agradeceu o recém ordenado Jerônimo Da Rosa
O diácono Jean Marcos encerrou os agradecimentos destacando a participação da família no processo formativo. No final da celebração o bispo diocesano anunciou as novas funções dos respectivos ordenados.