Decreto publicado pela prefeitura estabelece as normas de organização, segurança e alterações no trânsito durante a folia.
Decreto que estabelece as normas de organização, segurança e alterações no trânsito durante o Carnaval deste ano foi publicado pela prefeitura de Laguna. O documento define os locais dos eventos, horários de funcionamento, interdições de vias e regras para garantir a segurança dos foliões e da população.
Entre as medidas, está a proibição de acampamentos nas praias do município e a limitação do horário de funcionamento de bares, bailes e eventos com música até as 3 horas, com exceção do trio elétrico da sexta-feira (13), que poderá funcionar até as 4 horas.
O tradicional Bloco das Bonecas será realizado na Praça Souza França, conhecida como “Pracinha”, no dia 12 de fevereiro (quinta-feira). Para a realização do evento, a via no entorno da praça ficará fechada para circulação de veículos a partir das 7 horas, permanecendo interditada até as 3 horas do dia seguinte.
Os desfiles dos blocos de Carnaval ocorrerão nos dias 13 (sexta-feira), 14 (sábado) e 16 (segunda-feira) de fevereiro, na Avenida João Pinho e na Avenida Senador Galotti. O percurso terá início na área de concentração, no Porto Pesqueiro, e seguirá até a área de dispersão, em frente ao Flipper Hotel, que servirá como ponto de referência.
Nessas mesmas datas, as avenidas João Pinho e Senador Galotti, no Mar Grosso, serão interditadas à circulação de veículos em horários específicos: na sexta-feira, a partir das 16 horas até as 4 horas do dia seguinte; no sábado, das 15 às 3 horas; e na segunda-feira, também das 15 às 3 horas. O estacionamento de veículos ao longo do percurso dos desfiles estará proibido, sujeito à remoção para o pátio em caso de descumprimento.
No domingo de carnaval, dia 15 de fevereiro, haverá novas alterações no trânsito. As avenidas Getúlio Vargas, João Pinho e Senador Galotti, além da Praça Souza França, estarão interditadas, com proibição de parada e estacionamento. A Avenida Prefeito Guimarães Cabral, no bairro Magalhães, funcionará em mão dupla, com restrições de estacionamento, e algumas ruas do entorno serão utilizadas como rotas alternativas entre os bairros Magalhães e Mar Grosso.
O decreto também prevê a identificação dos veículos de moradores da área do evento por meio de selo adesivo, a instalação de barreiras móveis para controle do tráfego e a atuação integrada da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e demais órgãos de segurança.