Mandados de busca e apreensão foram cumpridos também Pescaria Brava, Laguna e Tubarão.
O prefeito de Garopaba, Júnior de Abreu Bento (Progressistas), e mais duas pessoas foram presas nesta quinta-feira (8) durante a Operação Coleta Seletiva. Entre os presos, estão um empresário da coleta de lixo e do pregoeiro oficial responsável pela licitação do serviço no município. Todos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão.
A operação foi deflagrada pela Polícia Civil, através da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da Deic. Dois secretários do município foram afastados do cargo, 16 mandados de busca e apreensão foram cumpridos e foi autorizado o sequestro de bens e valores de aproximados R$ 1 milhão.
As diligências foram executadas simultaneamente nos municípios de Garopaba, Pescaria Brava, Laguna e Tubarão. As demais medidas cautelares atingem também o ex-prefeito de Garopaba e o atual prefeito de Pescaria Brava.
A operação é a segunda fase da ação chamada de “Coleta Seletiva” e acontece a partir da conclusão de um inquérito que investigou um suposto esquema de corrupção sistêmica envolvendo repasses de valores indevidos a agentes políticos e a prática de crimes licitatórios, incluindo fraudes em certames e em execuções contratuais.
Segundo as investigações, o esquema teria iniciado em 2016 e permanecido mesmo após a alternância de gestão municipal de Garopaba.