Sábado, 06 de dezembro de 2025
Tubarão
32 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
32 °C
19 °C
SEGURANÇA

Polícia Militar informa sobre novas regras para a pesca artesanal de camarão

A medida atende às reivindicações dos pescadores artesanais e tem como principal objetivo garantir a sustentabilidade da atividade e a preservação dos recursos pesqueiros

Santa Catarina, 08/04/2025 10h00 | Por: Redação

Novas regras para a pesca artesanal de camarão nas baías Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina foram estabelecidas. Ainformação foi divulgada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), conforme a Portaria publicada pela Secretaria de Estado da Aquicultura e Pesca (SAQ) nesta segunda-feira (7).

A medida atende às reivindicações dos pescadores artesanais e tem como principal objetivo garantir a sustentabilidade da atividade e a preservação dos recursos pesqueiros. Entre os principais pontos definidos pela portaria estão a malha das redes: deve ter tamanho mínimo de 50 milímetros, aplicável às espécies de camarão branco e rosa, comuns na região; a sinalização das redes: as extremidades devem estar sinalizadas com bandeiras pretas, posicionadas a pelo menos 1 metro acima da linha d'água. Durante a noite, é obrigatória a iluminação dessas sinalizações; e as restrições de uso: as redes não podem ser utilizadas em canais de navegação ou áreas destinadas à aquicultura.

O comandante da Polícia Militar Ambiental, coronel Fabricio Berto da Silveira, destaca a importância da normativa: “A regulamentação da pesca artesanal do camarão nas baías da Ilha é uma conquista para os pescadores e, principalmente, para o meio ambiente. Com regras claras e fiscalização adequada, conseguimos equilibrar a tradição da pesca artesanal com a proteção da biodiversidade marinha.”

O Comando de Polícia Militar Ambiental reforça a importância do cumprimento dessas normas e informa que as ações de fiscalização serão intensificadas para garantir o respeito à legislação e a conservação dos ecossistemas aquáticos. Para outras informações, os pescadores poderão acessar a portaria completa no site da Secretaria de Estado da Aquicultura e Pesca ou entrar em contato com o Comando de Polícia Militar Ambiental.

 

Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!