Sábado, 06 de dezembro de 2025
Tubarão
32 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
32 °C
19 °C
SEGURANÇA

Mais 25 escorpiões amarelos são encontrados em Braço do Norte

Com isso, o número total de escorpiões encontrados no bairro sobe para 62

Braço do Norte - SC, 29/05/2025 09h20 | Por: Redação

A Vigilância Epidemiológica de Braço do Norte intensifica as ações de combate ao escorpião amarelo (Tityus serrulatus) no bairro Santa Luzia. Mais um mutirão foi realizado na região, na noite de terça-feira (27), e resultou na captura de 25 novos escorpiões da espécie, considerada a mais venenosa da América do Sul.

Com isso, o número total de escorpiões encontrados no bairro sobe para 62: 11 na primeira vistoria, 15 localizados por moradores, 11 durante o mutirão da semana passada e agora mais 25. A presença contínua desses animais reforça o estado de alerta e mobilização das autoridades de saúde do município.

A ação contou novamente com a utilização de lanternas de luz negra, que facilitam a localização dos escorpiões à noite, período em que estão mais ativos. “Nossas equipes estão preparadas, atuando com estratégia e equipamento adequado para reduzir ao máximo os riscos à população”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nágila Morgan.

O secretário municipal de Saúde, Michell Sombrio, afirma que o combate à infestação é tratada como prioridade. “Estamos agindo com responsabilidade, ampliando o mapeamento das áreas de risco, reforçando as orientações à comunidade e organizando novos mutirões de fiscalização”, detalha.

Preocupado com a situação, o prefeito Laurinho Boeing reforça o envolvimento da administração municipal. “Todas as secretarias estão à disposição para enfrentar essa ameaça de forma integrada. Nossa prioridade é a segurança e o bem-estar da população”, pontua

A Secretaria de Saúde reforça o apelo à comunidade para manter quintais limpos, eliminar entulhos, vedar ralos e frestas, e evitar o acúmulo de materiais que possam servir de abrigo ou alimento para os escorpiões, como baratas. Em caso de avistamento, a recomendação é nunca tentar capturar o animal com as mãos e acionar imediatamente a Vigilância Epidemiológica.

Nativo do Brasil, o Tityus serrulatus possui uma capacidade de reprodução extremamente eficiente por meio da partenogênese – processo em que a fêmea se reproduz sozinha, sem a necessidade de um macho. Uma única fêmea pode gerar até 160 filhotes por ano, com descendentes se tornando independentes em apenas duas semanas. Essa característica torna o controle populacional um desafio ainda maior, exigindo esforço conjunto do poder público e da população.

A Secretaria de Saúde continuará monitorando a situação e informará a comunidade sobre as próximas ações.

 

Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!