Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
SEGURANÇA

Braço do Norte registra acidente que envolve escorpião amarelo

Outras cidades de Santa Catarina em que também foram registrados casos foram em Blumenau, São José, Tijucas e Ituporanga

19/02/2025 08h30 | Por: Redação | Fonte: Sul Agora

O calor e a umidade elevada contribuem para o aumento de incidentes com animais peçonhentos, especialmente os escorpiões, que se tornam mais ativos nessa época. Dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mostram que, apenas entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro, foram atendidos 82 casos de acidentes que envolviam escorpiões no estado, um deles em Braço do Norte.

A bióloga Taciana Seemann, do CIATox/SC, explica que o aumento no número de casos é esperado durante os meses mais quentes e chuvosos. “Neste período, os escorpiões estão mais ativos e têm maior oferta de alimento, o que aumenta a probabilidade de encontros com humanos”, afirma. A especialista destaca que, embora a maioria dos acidentes não seja grave, é preciso estar atento às espécies de maior importância médica.

“No nosso estado, os escorpiões de maior importância médica são da espécie Escorpião marrom (Tityus bahiensis), com sete casos registrados em 2025, e o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), com cinco casos até o momento”, relata Taciana.

Ela ressalta que o escorpião amarelo, embora não seja nativo da região Sul, tem se proliferado devido a sua capacidade de se adaptar a ambientes urbanos, como galerias de esgoto e locais semelhantes onde encontra abrigo, água e alimento como baratas, além de conseguir se reproduzir de forma assexuada, sem a necessidade do macho.

Dentre as espécies de escorpião encontradas em Santa Catarina, o escorpião amarelo é o mais perigoso. Os casos envolvendo o escorpião amarelo foram registrados em Blumenau (1), Braço do Norte (1), São José (1), Tijucas (1) e Ituporanga (1).

“As espécies nativas fazem parte da nossa fauna local e atuam no equilíbrio do ecossistema. Uma maior atenção deve ser dada às espécies invasoras, como o escorpião amarelo, considerando sua alta capacidade de se adaptar ao meio urbano e causar casos mais graves, característica não observada nas espécies locais”, explica Taciana Seemann.

Dos 82 atendimentos registrados no CIATox, 25 envolveram a espécie Tityus costatus, conhecida popularmente como escorpião marrom ou manchado. Essa espécie tem grande distribuição, principalmente nas regiões do Meio Oeste, Oeste e Serra Catarinense.

Embora não cause acidentes graves e seja considerada de menor importância médica, no sul do Brasil, o “Tityus costatus” apresenta uma coloração mais escura, ficando muito semelhante ao Escorpião marrom (Tityus bahiensis), também conhecido como escorpião marrom, este sim considerado perigoso.

Os demais casos foram identificados apenas pelo gênero Tityus (21) ou não foi possível determinar a espécie de escorpião envolvida (24). Durante esse período, não foram registrados casos graves, e, ao longo dos 40 anos de funcionamento do CIATox/SC, não houve óbitos relacionados a acidentes com escorpiões.

Algumas medidas preventivas incluem: Manter o domicílio sempre limpo; Remover entulhos, restos de construção e materiais inservíveis que favoreçam o abrigo ou de seu alimento; Vedar soleiras de portas; Cobrir ou telar ralos de chão, pias e tanques; Verificar calçados e roupas antes de vestir; Manter as camas afastadas da parede; Manter a limpeza de terrenos baldios próximos a residência; Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas; além de utilizar sapatos fechados e luvas nas atividades de jardinagem, limpeza externa, construção e de agricultura.

 

Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link:  https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | [email protected]

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!