Ferramenta disponível no aplicativo PMSC Cidadão garante resposta rápida da polícia e reforça a atuação da Rede Catarina de Proteção à Mulher
Santa Catarina é referência no combate à violência contra a mulher e conta com o Botão de Pânico, disponível no aplicativo PMSC Cidadão (Android e iOS). O recurso já está acessível a cerca de 14 mil mulheres e, só em 2025, permitiu a prisão em flagrante de mais de 100 agressores.
Integrado ao programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, o dispositivo pode ser acionado por vítimas com medida protetiva, permitindo contato imediato com a Polícia Militar. O programa também atua com visitas preventivas e ações educativas, que resultaram em 25 mil atendimentos em 2024 e mais de 10 mil em 2025.
Em 2024, o Botão de Pânico foi usado 935 vezes; neste ano, até agosto, já foram 512 acionamentos. Para a coordenadora estadual do programa, capitão Karla Medeiros, o trabalho reforça a importância da denúncia e garante maior segurança às mulheres em situação de risco.