Em algumas casas, foi instalada uma bomba de sucção para drenagem da água.
Devido aos danos provocados pelas chuvas que atingiram a cidade neste fim de semana, a Prefeitura de Garopaba declarou situação de emergência no município, com a publicação do Decreto Nº 094/2024 . Fica, então, autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de respostas necessárias à redução dos efeitos causados pelas chuvas. A medida é válida para o prazo de 90 dias, e pode ser prorrogada por igual período caso haja necessidade.
Durante toda esta segunda-feira (15), equipes do Grupo de Resposta e Ação Coordenada (GRAC) foram deslocadas para as áreas mais afetadas, para minimizar os impactos causados na cidade. As operações incluíram a limpeza e manutenção de vias, reparos de buracos, recolhimento de entulhos, desobstrução de redes de drenagem, além de vistorias de morros e encostas, para evitar novos deslizamentos. Em algumas casas, foi instalada uma bomba de sucção para drenagem da água.
As áreas de risco mapeadas receberam visita para orientar os cidadãos novamente. Destaca-se também que não há o registro de desabrigados em Garopaba, que são aqueles que estão sob responsabilidade do município em abrigos públicos. No entanto, algumas famílias ficaram desalojadas. "É um número difícil de precisar, já que as pessoas saem de suas casas e vão para a casa de parentes, alguns por conta própria, outros com nosso suporte", ressalta o diretor de Defesa Civil de Garopaba, Guilherme Lima.
A previsão do tempo para esta terça-feira (16) é de chuvas isoladas, com uma queda de temperatura. Para quem precisar de alojamento e/ou comunicar situações de risco com infraestrutura, como alagamentos e inundações, ligue para o GRAC e Defesa Civil, no 32548199. Resgate de famílias, ligue para o Corpo De Bombeiros Militar, no 193. Entre em contato quando for necessário. Faça uma auto análise do risco, para que as medidas sejam eficazes para preservar a vida.