Sexta-feira, 20 de junho de 2025
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C
SEGURANÇA

Agentes públicos e motoristas respondem por suposto envolvimento em esquema ilegal de cancelamento de multas

Duas ações foram ajuizadas depois que o Gaeco deflagrou uma operação no órgão executivo de trânsito de Lages. Objetivo é que os réus sejam condenados nas esferas cível e penal pelas supostas práticas

Lages - SC, 06/06/2025 09h30 | Por: Redação

No dia 26 de março do ano passado, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou a Operação Revisão de Ofício, em apoio a uma investigação conduzida pela 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages. O objetivo foi desarticular possíveis condutas ilícitas no órgão executivo de trânsito do município, o Diretran, como alterações irregulares no sistema de informações para anular multas de terceiros. 

Mandados judiciais foram cumpridos, e posteriormente a 5ª Promotoria de Justiça ajuizou ações nas esferas penal e cível para buscar a responsabilização dos possíveis envolvidos. "As práticas investigadas violam os princípios da administração pública, causando prejuízos ao erário", explica o Promotor de Justiça Jean Pierre Campos. 

Na esfera penal, três agentes públicos e 20 motoristas foram denunciados por peculato eletrônico, que é a inserção de dados falsos em sistemas de informação. O artigo 313-A do Código Penal brasileiro prevê de dois a 12 anos de prisão para quem comete esse tipo de crime, além do pagamento de multa. 

Na esfera cível, os mesmos três agentes públicos e 10 motoristas foram denunciados em uma ação de improbidade administrativa por enriquecimento ilícito, que é obter vantagem financeira indevida dos cofres públicos. Eles podem ter que devolver valores, pagar multas e perder os direitos políticos em caso de condenação. 

Vale ressaltar que, durante o curso do processo, alguns motoristas firmaram acordos de não persecução cível e penal com o MPSC, comprometendo-se a restituir valores ao Diretran e a pagar multas civis e prestações pecuniárias a projetos sociais. 

 

Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!