Quarta-feira, 18 de setembro de 2024
Tubarão
24 °C
12 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
12 °C
POLÍTICA

Senado aprova PEC que criminaliza porte de drogas

O objetivo é definir que tanto a posse quanto o porte de drogas, em qualquer quantidade, são considerados atos ilícitos.

Brasil, 17/04/2024 11h47 | Atualizada em 17/04/2024 11h50 | Por: Redação | Fonte: SCC 10

O Senado aprovou nesta terça-feira (16) uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que torna o porte de drogas um crime, em mais um embate com o Supremo Tribunal Federal (STF).

A PEC busca incluir na Constituição que tanto a posse quanto o porte de drogas, em qualquer quantidade, são considerados atos ilícitos. Segundo uma emenda proposta por Rogério Marinho (PL-RN), caberá ao policial distinguir entre usuário e traficante. A votação ocorreu em dois turnos no mesmo dia, com 53 votos a favor e 9 contra na primeira votação, e 52 a 9 na segunda. Agora, a matéria segue para a Câmara dos Deputados.

Com essa diferenciação, a PEC possibilita que usuários recebam penas alternativas à prisão e tratamento para dependência. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é o autor da proposta.

Atualmente, o artigo 28 da Lei de Drogas prevê advertência, prestação de serviços à comunidade ou participação em programa educativo para usuários flagrados com drogas, mas o STF avalia a constitucionalidade desse artigo.

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!