A proposta foi apresentada em sessão pela vereadora Ritinha Enfermeira
A vereadora Rita de Cassia (PSD), apresentou em sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Tubarão o Projeto de Lei nº 177/2023 que institui políticas sociais para a saúde das pessoas com deficiência que utilizam cadeira de rodas e sejam pacientes com retenção urinária de lesão medular, devidamente diagnosticados pelo SUS e pelas unidades de saúde do município de Tubarão.
Pela redação do projeto, a Fundação Municipal de Saúde de Tubarão instituirá como política pública para os cadeirantes, a distribuição em todas as Unidades Básicas de Saúde do município de kits de cateter com lubrificação Adulto e Infantil, revestimento hidrofílico para coleta da urina.
“Ao não utilizar o cateter, muitas vezes os pacientes desenvolvem infecções que precisam ser tratados com anti-inflamatórios ou antibióticos, portanto, distribuir o cateter para pacientes com retenção urinária e lesão medular, eliminando o quadro de infecção, bem como a necessidade de uso de medicamentos, que não raras vezes, esses pacientes vão e voltam com as infecções. A maioria das pessoas com lesão medular não possui controle urinário normal”, comenta a vereadora.