Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Tubarão
31 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
31 °C
18 °C
POLÍTICA

Ex-prefeito é condenado por empregar a própria esposa e a filha do vice sem formação necessária

A sentença impõe ao ex-gestor o pagamento de multa equivalente a 15 vezes a remuneração recebida por ele em maio de 2017.

18/11/2025 08h30 | Por: Redação

Um ex-prefeito de Grão-Pará foi condenado por ato de improbidade administrativa, em uma ação proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina. A sentença impõe ao ex-gestor o pagamento de multa equivalente a 15 vezes a remuneração recebida por ele em maio de 2017, quando ocorreram os fatos.

Naquele ano, o então prefeito nomeou sua esposa e a filha do vice-prefeito a dois cargos de secretárias adjuntas, ambas, porém, sem formação nas áreas. 

Ainda em 2017, a Justiça concedeu decisão liminar determinando o afastamento imediato das duas de suas funções na prefeitura. O MP sustentou que os cargos foram instituídos sem justificativa técnica e em desacordo com os princípios da moralidade, impessoalidade, finalidade e legalidade, especialmente diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município.

A criação das estruturas geraria impacto superior a R$ 287 mil entre 2017 e 2019. O município não comprovou a necessidade das funções nem a imprescindibilidade dos cargos para o interesse público. 

Em relação ao ex-prefeito, a sentença reconheceu que houve improbidade administrativa, pois ele deu causa à criação de cargos desnecessários e promoveu nomeações em contexto incompatível com os princípios da moralidade e impessoalidade, a caracterizar nepotismo. 

As duas servidoras nomeadas não foram condenadas. A Justiça entendeu que não houve comprovação de dolo, enriquecimento ilícito ou participação consciente na irregularidade, além de ter ficado demonstrada a prestação efetiva de serviços.

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!