Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Tubarão
20 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
17 °C
POLÍTICA

Comissão aprova projeto que proíbe mulheres trans em modalidades esportivas femininas em SC

Texto segue para análise de outras comissões e eventual votação em plenário

Tubarão/SC, 10/10/2023 15h40 | Atualizada em 10/10/2023 15h40 | Por: Redação | Fonte: G1 SC

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) aprovou um projeto de lei que proíbe a participação de mulheres trans em modalidades esportivas femininas no estado.

Agora, o texto segue para análise de outras comissões e eventual votação em plenário. Não há datas marcadas, segundo a Alesc. O texto, de autoria do deputado Jessé Lopes (PL), delimita o sexo biológico como critério único para a definição de gênero de competidores e atletas.

Conforme a justificativa do projeto, jogadoras trans que atuam em competições femininas teriam “superioridade de condicionamento físico” em relação às demais atletas.

Para especialistas do direito, o PL é inconstitucional e fere os direitos humanos.

Caso entre em vigor, o estado também fica proibido de “apoiar ou incentivar de qualquer forma em que seja possível a participação de transexuais em equipes que correspondam ao sexo oposto ao seu de nascimento”.

O que dizem especialistas

Adriene Hassen, diretora do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, destaca que, segundo o artigo 217 da Constituição Federal, cabem às entidades de administração de desporto definir sobre organização e funcionamento de competições.

O projeto de lei, segundo ela, também afronta a Carta Magna quando se trata de direitos humanos.

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!