O evento reuniu lideranças políticas, representantes de entidades associativas, empresários e sindicalistas.
Foto: Alesc A Assembleia Legislativa promoveu, na noite desta sexta-feira (17), uma sessão solene em Braço do Norte para comemorar os 70 anos de emancipação político-administrativa do município. O evento, realizado no auditório do Sicoob Credivale, reuniu lideranças políticas, representantes de entidades associativas, empresários e sindicalistas da região Sul do estado.
Durante a solenidade, foram homenageadas instituições e personalidades que se destacaram por suas contribuições ao desenvolvimento econômico e social do município.
Criado em 22 de outubro de 1955, quando foi desmembrado de Tubarão, Braço do Norte iniciou seu processo de colonização em 1862, com a chegada de famílias oriundas da Grande Florianópolis e de São Ludgero, em sua maioria de origem alemã. Atualmente, o município conta com cerca de 35,5 mil habitantes e se consolida como um dos principais polos econômicos do Sul catarinense, com base produtiva diversificada que inclui agropecuária, comércio e indústria. A cidade é reconhecida como a Capital Sul-Americana da Moldura e a Capital Nacional do Gado Jersey.
O deputado Volnei Weber (MDB), proponente da sessão, destacou a importância da homenagem prestada pelo Parlamento catarinense. “Hoje é um momento ímpar, um momento festivo, ao qual Braço do Norte merece, mas, acima de tudo, essa gente, esse povo. Por isso, hoje aqui também são homenageadas pessoas e entidades que fazem a diferença, de uma forma ou de outra, para que haja um fortalecimento do município, mais oportunidades de negócios e para se viver melhor”, afirmou.
O prefeito de Braço do Norte, Lauro Boeing Junior, agradeceu à Assembleia Legislativa pelo reconhecimento e ressaltou o orgulho da população com a realização do evento. “Para nós, que somos um município de destaque na região Sul de Santa Catarina, na Amurel [Associação de Municípios da Região de Laguna], é uma honra receber, pela primeira vez na história, uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado, homenageando tantas pessoas que ajudaram a construir essa história — entidades, o setor da iniciativa privada e tantas outras instituições —, o que nos enche de orgulho.”
Falando em nome dos homenageados, o presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural de Braço do Norte, Alex Pereira Wiggers, lembrou que o crescimento do município também está ligado à criação da entidade. “Nossos antepassados fundaram uma cooperativa pela necessidade de trazer energia elétrica para a região. Essa cooperativa já tem 63 anos de fundação e desenvolve um trabalho de fundamental importância para o desenvolvimento da nossa cidade, como também para seu crescimento e transformação.”
A presidente da Câmara Municipal de Braço do Norte, vereadora Pamelys de Barros, também ressaltou o papel do Legislativo municipal na construção da história do município. “A nossa história também iniciou junto com Braço do Norte, e em todas as comemorações, todas as conquistas e em todo o sucesso que Braço do Norte é, a Câmara de Vereadores fez parte”, declarou.
Homenageados
Prefeitura Municipal de Braço do Norte
Câmara Municipal de Braço do Norte
Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale)
Cooperativa de Crédito Vale do Braço do Norte (Sicoob Credivale)
Cooperativa de Eletrificação Rural de Braço do Norte (Cerbranorte)
Cooperativa de Geração de Energia de Braço do Norte (Cerbranorte Geração)
Hospital Beneficente Santa Teresinha (HST)
Câmara de Dirigentes Lojistas de Braço do Norte (CDL)
Feira Agropecuária de Braço do Norte (Feagro)
Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente de Braço do Norte
Rede Feminina de Combate ao Câncer de Braço do Norte (RFCC)
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Braço do Norte (Apae)
Lions Clube de Braço do Norte
Lions Clube Vale do Braço do Norte
Rotary Club de Braço do Norte
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Braço do Norte
Sindicato Rural de Braço do Norte
Indústria Santa Luzia
Empresa Doces Áurea
Empresa Água da Serra
Grupo IBMF – Arquitech/Metasul
Wilson Westphal – ex-prefeito de Braço do Norte (1970–1973)
Adir Engel – suinocultor
Ilson Loch – criador de gado Jersey
João Vithor Diamantina Vieira – paratleta
Letícia de Souza Cardoso – atleta de karatê
Maria Albertina Tomaz (“Nega do Crepe”) – empreendedora popular