***
Tubaronense de nascença, o advogado se prepara, hoje, para disputar uma vaga no Legislativo do Estado
Advogado, vereador por dois mandatos, presidente da Câmara, vice-prefeito, prefeito interino por um curto período de tempo e, até pouco tempo, superintendente-geral da Agência Reguladora de Saneamento (AGR). Tudo isso em Tubarão. Esses são os títulos que Felippe Luiz Collaço, mais conhecido como Pepê Collaço, carrega consigo. Natural da Cidade Azul, ele lembra que foi aqui que cresceu, estudou e formou sua família.
“Meus maiores incentivos para as escolhas profissionais vêm da minha familia. Meus pais sempre me incentivaram a participar ativamente de questões importantes para a sociedade”, relata.
O período a frente do Executivo tubaronense se deu em 2012, devido ao falecimento do então prefeito Manoel Bertoncini. Foi com essas experiências que ele decidiu tentar ir além e anunciou, mais uma vez, sua pré-candidatura a deputado estadual. “Sinto que ainda posso contribuir para a construção de uma cidade melhor, com mais qualidade de vida. Essa é uma das razões que me motivam novamente para as eleições. Quero abrir mais portas para a minha cidade”, acrescenta.
Segundo Pepê, no ano em que completa 152 anos, Tubarão passa por um importante momento da sua história: obras e solução de problemas que, há anos, incomodavam a população, por exemplo. “Não é a toa que o prefeito Joares Ponticelli foi reeleito com 70% de aprovação”, garante. Um dos pontos citados pelo advogado, que desde julho de 2019 estava na superintendência-geral da AGR, para o contínuo desenvolvimento da cidade é o saneamento básico. “Nos últimos anos, tem sido feito um investimento em termos de saneamento jamais visto. A cidade não tinha nada de tratamento de esgoto. Hoje, já estamos com mais de 30%. Isso, sem dúvida, melhora a qualidade de vida do cidadão. Nosso maior cartão-postal em Tubarão é o rio e imaginar que, em breve, nenhum esgoto será depositado nele é a realização de um sonho”, admite.
Ex-vereador de Tubarão, Pepê precisou deixar o cargo na AGR pelo sonho de conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Na empresa, a possibilidade de acompanhar de perto a evolução do processo de implantação de esgoto, como comentou. “Lembrando que a Agência é responsável por garantir que os serviços de abastecimento de água e esgoto, feitos pela concessionária, sejam adequados”. Durante o período na Câmara de Vereadores, ele recorda que apresentou projetos importantes.
“Exemplo disso foi a Caixa Coletora, com compartimentos disponíveis em supermercados da cidade para a doação de roupas e calçados para famílias de baixa renda. Como presidente do Legislativo tubaronense, consegui economizar o duodécimo e devolver recursos para serem destinados ao Hospital Nossa Senhora da Conceição”, reforça.
O bairro São Cristóvão guarda as melhores lembranças da mãe de Pepê, que era “professora dedicada, praticava a solidariedade sem querer nada em troca e cobrava, diariamente, que os filhos se tornassem pessoas melhores”. O carinho pela comunidade que morou por 22 anos é muito especial. “Também foi em Tubarão que acompanhei o nascimento das minhas duas filhas, Manuela e Helena. Além disso, foram marcantes os momentos em que, por meio do trabalho, pude contribuir com o desenvolvimento da cidade”, acrescenta. Em nome da família que construiu ao lado de Bruna Brunel Collaço, ele agradece Tubarão por proporcionar uma história de conquista, superações e resiliência.
“Obrigado ao nosso povo, que tem muita garra nas veias e, todos os dias, transforma a cidade em um maravilhoso lar. Tenho muito orgulho de ser tubaronense”, finaliza.