Rajadas podem alcançar 70 km/h e ondas chegam a 2,5 metros; frente fria muda o tempo a partir de quinta-feira (04)
O Inmet prorrogou até as 10h desta quarta-feira (3) o alerta laranja de ventos costeiros em Santa Catarina. O aviso é válido principalmente para o Sul do Estado e a Grande Florianópolis, onde os ventos podem movimentar dunas de areia sobre construções na orla.
Nesta quarta-feira, o vento de nordeste deve soprar com rajadas de 50 a 70 km/h no Litoral Sul. A previsão indica chuvas rápidas e fracas no litoral e no Vale do Itajaí, enquanto o restante do estado terá predomínio de sol. As temperaturas se aproximam dos 30°C no Litoral Sul e no Grande Oeste. O mar permanece agitado, com ondas de 2,0 a 2,5 metros na Grande Florianópolis e Litoral Sul, e cerca de 2 metros no Litoral Norte.
Para quinta-feira (4), a chegada de uma frente fria mudará o cenário: as chuvas avançam pelo Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, podendo ser intensas à tarde. No Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e norte catarinense, há risco de temporais com raios, granizo e rajadas de vento, enquanto a agitação marítima diminui, mantendo ondas entre 2,0 e 2,5 metros.
Na sexta-feira (5), a frente fria mantém o tempo instável, principalmente no Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte, com risco moderado para alagamentos e outros danos. O vento muda para o quadrante sul, com rajadas de 40 a 60 km/h, mantendo o mar agitado.