Em julho uma ação civil pública ajuizada pela 4ª Promotoria de Justiça de Tubarão requereu ao Poder Judiciário a condenação do município à instalação da UPA de porte II, em um prazo de até 90 dias
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, em Tubarão, continua com expectativa de entrega para dezembro. A informação é da secretária de Saúde, Chaiana Esmeraldino Marcon. O Centro de Referência em Saúde Manoel Bertoncini funcionará na margem esquerda.
Esta semana, segundo a secretária, o edital para licitação para as obras de readequação do espaço seguem para os trâmites dentro do órgão gestor. Já na próxima semana seguirão os editais para licitação da empresa que irá gerir o espaço, bem como para a compra do mobiliário.
“Os editais de licitação devem ser publicados praticamente juntos, e assim podermos dar continuidade aos trabalhos e entregar a UPA até o final do ano”, estima.
A unidade de saúde começou a ser construída em 2010 e teve as obras paralisadas em 2014. A retomada das obras de conclusão se deu em maio de 2020. Em julho deste ano, uma ação civil pública ajuizada pela 4ª Promotoria de Justiça de Tubarão requereu ao Poder Judiciário a condenação do município à instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de porte II na cidade, em um prazo de até 90 dias.
Na época, a secretária de Saúde, Chaiana Esmeraldino Marcon, disse que a meta era entregar o quanto antes a obra à população. “Somos uma cidade de mais de 110 mil habitantes e a UPA se faz mais do que necessária, claro. Mas ainda precisamos ultrapassar alguns trâmites para adequação do local. A meta segue sendo entregar até dezembro, mas certamente estamos trabalhando para concluir o quanto antes”, pontuou em julho.
Ontem, Chaiana reforçou a expectativa do município para a conclusão em dezembro e disse que a ação do MP não foi sancionada.