Sábado, 06 de dezembro de 2025
Tubarão
32 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
32 °C
19 °C
GERAL

Tubarão intensifica ações de prevenção às hepatites virais em julho

Em 2024, Tubarão registrou 22 casos de hepatites virais, enquanto até o momento de 2025 já foram confirmados 7 casos, reforçando a necessidade de ações contínuas de prevenção e conscientização na cidade.

01/07/2025 13h00 | Por: Redação

Durante o mês de julho, a Secretaria de Saúde de Tubarão está promovendo uma série de ações voltadas à prevenção, diagnóstico precoce e informação sobre as hepatites virais. A campanha nacional Julho Amarelo reforça a importância de estratégias como a testagem rápida, a vacinação e o uso do preservativo para combater essas infecções silenciosas que podem evoluir sem sintomas e causar complicações graves no fígado, como cirrose e câncer. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a necessidade de cuidados contínuos e acessíveis, já que o atendimento é gratuito e fácil de ser realizado nas unidades de saúde do município.

A vacinação contra hepatite B está disponível para todas as idades nas unidades de saúde com sala de vacina, enquanto a vacina contra hepatite A é indicada especialmente para crianças e grupos de risco, como pessoas com doenças hepáticas crônicas, HIV, transplantados e usuários de PrEP. Além disso, a testagem rápida para hepatites B e C é oferecida gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Atenção Especializada em Saúde (CAES), com resultados imediatos. Para reforçar a prevenção, também estão sendo distribuídos preservativos gratuitamente em diversos pontos da cidade. Durante o mês, profissionais da rede de saúde participam de capacitações específicas para ampliar o cuidado e a orientação aos usuários.

Como destaque da programação, no dia 28 de julho, que marca o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Policlínica Central terá atendimento ampliado das 16h às 22h, oferecendo vacinação e testagem rápida para facilitar o acesso da população que não consegue se deslocar durante o horário comercial. É importante lembrar que as hepatites podem evoluir de forma silenciosa, por isso a realização do teste ao menos uma vez na vida é altamente recomendada, especialmente para gestantes e pessoas com fatores de risco, como uso de drogas injetáveis ou transfusão de sangue antes de 1993. Em 2024, Tubarão registrou 22 casos de hepatites virais, enquanto até o momento de 2025 já foram confirmados 7 casos, reforçando a necessidade de ações contínuas de prevenção e conscientização na cidade.

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!