Houve ainda 220 notificações e 14 casos confirmados da doença, 13 deles com transmissão dentro do município.
Um total de 803 focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, foram registrados em Tubarão no decorrer de 2025. Houve ainda 220 notificações e 14 casos confirmados da doença - um caso alóctone (quando a transmissão ocorre fora do município) e 13 autóctones (transmissão dentro do município).
Também ocorreram duas internações em razão da doença no ano passado. Já em 2026, até o momento existe o registro de uma notificação, um caso suspeito e uma internação.
Como o verão é principal época de atividade do mosquito, e, consequentemente, de contaminação pela doença, a Vigilância Epidemiológica orienta que é fundamental que a população tome as já conhecidas precauções para evitar a proliferação do inseto. Dentre elas, verificar regularmente seus quintais, eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter caixas d’água bem vedadas e fazer a limpeza de calhas e ralos com frequência.
Denúncias de possíveis focos do Aedes podem ser feitas pelo telefone (48) 3621-9051, ou pelo e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br.