Empresa premiada em Araranguá tem embarques cancelados e produção ameaçada por tarifas impostas pelo governo Trump
As tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros já impactam diretamente a indústria de mel em Santa Catarina. Uma empresa de Araranguá, que conquistou medalha de ouro no Paris International Honey Awards 2025, teve embarques cancelados e produção comprometida.
Segundo Tarciano Santos da Silva, diretor da Apis Nativa, 17 contêineres estão parados, sendo que cinco tiveram os envios suspensos por tempo indeterminado. Além disso, outros 20 reservatórios deixaram de ser carregados. A empresa prevê apenas mais duas a três semanas de produção antes de paralisar totalmente as atividades.
O mel da Apis Nativa, reconhecido internacionalmente na categoria "qualidade", vem sendo desvalorizado: de R$ 3,70, o preço por quilo caiu para R$ 3,30. Com mais de 80% da produção catarinense destinada aos EUA, o setor teme prejuízos duradouros.
Outras empresas também enfrentam dificuldades. Guilherme Castagna, de Içara, relatou a necessidade de renegociar contratos para manter as exportações. De acordo com a ABEMEL, 76% do mel brasileiro exportado nos últimos cinco anos teve como destino os Estados Unidos.