Locais de maior altitude, como a Serra do Rio do Rastro, estão entre os pontos com maior probabilidade de congelamento
Uma poderosa massa de ar polar começa a avançar sobre Santa Catarina a partir desta segunda-feira (22) e promete derrubar as temperaturas em todas as regiões do estado. O frio ganha força durante a madrugada e o amanhecer de terça-feira (23), quando os termômetros devem marcar menos de 10°C em praticamente todo o território catarinense. Nas áreas mais altas do Meio-Oeste e dos Planaltos Sul e Norte, as temperaturas podem ficar abaixo de 0°C, aumentando os riscos de hipotermia, desconforto térmico e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
Além do frio intenso, a formação de gelo sobre pistas e rodovias preocupa autoridades e motoristas. Locais de maior altitude, como a Serra do Rio do Rastro, estão entre os pontos com maior probabilidade de congelamento, exigindo atenção redobrada de quem pretende viajar nos próximos dias.
A previsão indica que o frio não será passageiro. A massa de ar polar deve permanecer sobre o estado ao longo da semana, caracterizando uma onda de frio. O auge está previsto para a madrugada de quarta-feira (24), quando as temperaturas negativas poderão alcançar desde o Extremo Oeste até os planaltos catarinenses. Na Serra, os termômetros podem despencar para abaixo de -5°C, enquanto no Alto Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis Serrana as mínimas devem se aproximar de 0°C. Já no Litoral, a expectativa é de temperaturas entre 4°C e 8°C nas primeiras horas do dia.