Estado ganhou 25 novos estabelecimentos e chegou a 250 fábricas, consolidando-se como terceiro maior polo cervejeiro do país
Santa Catarina foi o estado que mais abriu cervejarias em 2024, segundo o Anuário da Cerveja divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Foram 25 novos estabelecimentos, representando 11,1% de crescimento e quase um quarto das novas cervejarias abertas no país no período.
Com isso, o estado alcançou 250 fábricas registradas, ocupando a 3ª posição no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo (427) e Rio Grande do Sul (349). Hoje, Santa Catarina concentra 12,8% das cervejarias brasileiras.
A presença da indústria no estado também é significativa: 104 municípios catarinenses possuem ao menos uma cervejaria, o que representa 35% das cidades do estado. Além disso, Santa Catarina é vice-líder nacional na relação entre número de habitantes e fábricas, com uma cervejaria para cada 32,2 mil pessoas, índice acima da média brasileira (uma para 109 mil).
Entre as cidades com maior número de estabelecimentos, Blumenau aparece em 12º lugar no ranking nacional, com 18 cervejarias. Joinville ocupa a 17ª posição, com 12, e Florianópolis está em 18º, com 11.
De acordo com o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o crescimento do setor reflete a tradição cultural da bebida em Santa Catarina, além de um ambiente favorável para novos negócios.