Ferramenta da Jucesc promete agilizar processos e reduzir burocracia para quem quer empreender no estado
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Arquivo/Secom A partir de agosto, empreendedores de Santa Catarina poderão abrir empresas diretamente pelo WhatsApp. A iniciativa, criada pelo Governo do Estado em parceria com a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), busca tornar o processo mais rápido, prático e sem burocracia.
Segundo o governador Jorginho Mello, a medida é mais um passo para incentivar o empreendedorismo e modernizar o ambiente de negócios. “Nossa missão é eliminar burocracias desnecessárias e facilitar a vida de quem quer ter sua própria empresa. A tecnologia e a inteligência artificial são nossas aliadas nessa transformação”, afirmou.
Por meio do aplicativo, será possível não apenas abrir empresas, mas também consultar e iniciar processos e emitir certidões. De acordo com o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, o atendimento automático via WhatsApp vai simplificar o acesso aos serviços, agilizando as solicitações.
Para utilizar a ferramenta, o interessado deve enviar uma mensagem para o número (48) 3665-5924 e selecionar o serviço desejado. O sistema fará perguntas e coletará as respostas para, ao final, emitir o documento solicitado.
Nesta fase inicial, a abertura de empresas está disponível apenas para CNPJs de micro e pequeno porte, como empresário individual (EI) e sociedade limitada unipessoal. A emissão de certidões simplificadas já pode ser feita, e a expectativa da Jucesc é ampliar a lista de serviços oferecidos nos próximos meses.