Em julho de 2023, o percentual de rodovias estaduais avaliadas como ótimas ou boas era de 27% da malha pavimentada, um ano depois, o índice saltou para 50% da malha rodoviária estadual
Os números referentes ao Programa Estrada Boa, completou um ano. Neste período mostram um salto de qualidade nas rodovias estaduais: houve um aumento de 23 pontos percentuais nos segmentos rodoviários considerados ótimos e bons. Em julho de 2023, o percentual de rodovias estaduais avaliadas como ótimas ou boas era de 27% da malha pavimentada. Um ano depois, em julho de 2024, este índice saltou para 50% da malha rodoviária estadual, fruto dos investimentos consistentes e históricos do Programa Estrada Boa (veja detalhes abaixo), o maior da história rodoviária de Santa Catarina.
A meta do governo, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, para 2025, é chegar a 73% da malha em estado ótimo ou bom. No período de pouco mais de um ano, estão em recuperação 1.000 quilômetros de rodovias, sem contar os segmentos que estão com implantação asfáltica onde havia somente uma estrada de chão batido, como é o caso da SC-452, entre Vargem e Abdon Batista. Só para citar um exemplo.
No total, 29,28% da malha pavimentada estadual está em obras de Restauração ou Revitalização, o que significa que a SIE está atuando em 1.510,54 Km em todas as regiões do Estado. Importante ressaltar que os dados são referentes aos 5.158,6 Km de vias estaduais pavimentadas. O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina pontuou ainda que a pasta contesta dados divulgados recentemente na Pesquisa CNT das Rodovias 2024.
“Temos 5 mil Kms de malha pavimentada. Estamos pavimentando outros 200 Kms. Percorri, desde que assumi, todas as estradas estaduais. Nós vamos de carro para ver realmente onde está o problema. Primeiro que nós temos uma malha viária de mais de 6 mil Kms de rodovias estaduais e mais quase 2 mil de federais. A pesquisa divulgada, que eu respeito, praticamente pegou 20% das estradas. Vou dar um exemplo. A SC-477 é uma das estradas citadas. E ela é extensa, mas vamos pegar de Canoinhas a Major Vieira. Desde os anos 1980, nada foi feito. Hoje nós temos uma restauração de pavimento em concreto, rígido, dos 34 Kms, temos mais 70% da restauração pronta. Até janeiro, a empresa entrega 100% da via,” explica Jerry Comper, salientando outras rodovias que estão sendo revitalizadas, como a 305 e a 160.
O secretário adjunto da Infraestrutura, Ricardo Grando, observa ainda que há trechos que já se encaminham para o fim das restaurações e revitalizações. “Esses trechos têm se encaminhado para a conclusão dos trabalhos, que quando terminados teremos um salto ainda maior no índice de bom e ótimo nas nossas rodovias”, afirma Grando.
Obras estruturantes - Estão em andamento 47 obras estruturantes, em todas as regiões do Estado, dentro do Programa Estrada Boa, lançado pelo governador Jorginho Mello em agosto do ano passado e que avança atuando inclusive em rodovias que estavam há 30 anos sem receber qualquer investimento.
Maior da história - O Estrada Boa começou com orçamento de R$ 2,165 bilhões, mas já está com mais de R$ 3,5 bilhões – considerados os dados de manutenção e conserva – projetados para as obras em andamento. Fruto de economias do governo.
O secretário da Infraestrutura também explica que o Governo do Estado, por meio da SIE, está investindo mais de R$ 1 bilhão em manutenção de rodovias nos próximos dois anos.
Outros dados importantes e relevantes apresentados por Jerry Comper: a Infraestrutura tem 114 convênios com municípios e já pagou, desde 2023, quase R$ 362 milhões nesse segmento. Além disso, a pasta, no mesmo período, firmou 1.280 convênios diretos com os municípios, totalizando pagamentos da ordem R$ 891 milhões.
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