Órgão reforça pedido de cautela após vistoria técnica apontar instabilidade do solo e possibilidade de novos deslizamentos
Motoristas que trafegam pela rodovia João Batista Whendausen de Moraes, na comunidade da Figueira, em Laguna, devem redobrar os cuidados. A Defesa Civil confirmou, após vistoria técnica, que a via apresenta risco iminente de deslizamentos e pode comprometer a segurança de quem passa pelo local.
Segundo a coordenadora do órgão, Karoline Martins, os primeiros sinais do problema surgiram em 2021. No ano seguinte, a situação se agravou com a queda de um muro de arrimo após fortes chuvas. Apesar da sinalização feita na época, nenhuma obra de contenção foi realizada e, em 2024, acidentes passaram a ser registrados no mesmo ponto.
A análise recente mostrou que a presença de vegetação no solo fragiliza ainda mais a estrutura, elevando as chances de novos deslizamentos. A situação foi encaminhada à Secretaria de Planejamento para estudo de medidas mais complexas. Até lá, a Defesa Civil recomenda que motoristas utilizem apenas uma faixa da pista e que veículos de grande porte evitem circular próximos ao trecho afetado.