Força-tarefa foi iniciada com foco na limpeza e manutenção de locais propícios à proliferação do animal.
Uma força-tarefa foi iniciada em Gravatal para capturar escorpiões-amarelos. A ação concentra-se em áreas previamente mapeadas pela Vigilância em Saúde, especialmente no bairro Termas, onde foram identificados diversos exemplares do Tityus serrulatus, espécie considerada a mais venenosa da América do Sul.
Até o momento, 58 escorpiões-amarelos foram encontrados neste mês. Parte já havia sido recolhida anteriormente pela Vigilância em Saúde antes do início da força-tarefa.
A operação envolve um trabalho integrado das secretarias de Saúde, Agricultura e Infraestrutura, com foco na limpeza e manutenção de locais propícios à proliferação do animal, além de varreduras diurnas e noturnas.
A Vigilância em Saúde orienta a população a telar ralos, vedar frestas, evitar o acúmulo de lixo e entulhos, manter a grama aparada e reduzir a presença de insetos nas residências. Também é recomendado agitar roupas e calçados antes do uso, utilizar luvas e calçados ao mexer no jardim e não deixar roupas no chão. O animal não deve ser tocado.