O programa prevê encontros mensais organizados por equipes da Fundação Municipal de Educação e da Secretaria de Saúde, com rodas de conversa, escuta qualificada e capacitação dos profissionais da educação
Um projeto de lei que institui o Programa Municipal de Rodas de Conversa sobre Saúde Mental nas Escolas, foi aprovado na Câmara Municipal, na última segunda-feira (15), em Sessão Ordinária. A proposta, do vereador Everson Martins, tem como foco o bem-estar psicológico e emocional de alunos e professores da rede pública municipal.
O programa prevê encontros mensais organizados por equipes da Fundação Municipal de Educação e da Secretaria de Saúde, com rodas de conversa, escuta qualificada e capacitação dos profissionais da educação. A medida busca enfrentar um cenário preocupante: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma parcela significativa de crianças e adolescentes sofre com transtornos mentais.
Além disso a informação é de que o Brasil está entre os países com os maiores índices de ansiedade e depressão entre jovens. “A saúde mental precisa ser tratada com seriedade nas escolas. Criar espaços de escuta e acolhimento é fundamental para que nossos alunos e professores se sintam apoiados”, destacou o vereador Everson Martins.
A proposta também prevê ações intersetoriais entre Educação, Saúde e Assistência Social, além de permitir parcerias com universidades e instituições especializadas. O projeto segue agora para sanção do Executivo.
Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp