Sábado, máximas devem ser de 38°C no litoral Sul. Já no domingo, não devem passar de 25ºC.
Depois de uma semana típica de verão e mar calmo em Santa Catarina, o primeiro final de semana de 2026 será marcado por queda nas temperaturas e agitação marítima.
O sábado (3) ainda será típico de verão, com bastante calor e temporais isolados. O calor mais intenso é esperado no Litoral, onde as máximas variam de 35 a 38°C. Entre a tarde e a noite, todo esse calor e a aproximação de uma frente fria favorecem temporais isolados em todas as regiões.
Ainda no sábado, vento sul ganha força, com rajadas que podem passar dos 80km/h entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Essa condição deixa o mar agitado e com risco de ressaca em todo o litoral entre a tarde do sábado e a manhã de segunda-feira (5).
São esperadas ondas entre três e quatro metros no Litoral Sul e picos maiores em alto mar, principalmente sábado à noite e domingo de manhã. A combinação do mar agitado e da maré alta, favorecida pela fase da lua, podem agravar alagamentos costeiros nas áreas mais suscetíveis do litoral.
Com estas condições, é de extrema importância redobrar os cuidados nas praias durante este final de semana. Isso inclui evitar atividades de navegação, pesca e esportes marítimos, além de evitar caminhar pelas orlas nos horários de maior agitação do mar.
Após um sábado de bastante calor, uma massa de ar frio deixa o domingo (4) com temperaturas baixas em todo o estado. No amanhecer, as mínimas ficam abaixo dos 5°C nos pontos mais altos da Serra catarinense, onde os termômetros não passam dos 20°C à tarde. No litoral, as mínimas ficam em torno de 18 a 20°C e as máximas variam de 22 a 25°C.