Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Tubarão
29 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
29 °C
19 °C
GERAL

Primeiro caso de chikungunya é registrado em Garopaba

Um mutirão com os agentes de endemias e de saúde no raio de 150 metros da residência da criança foi realizado nessa terça-feira (11)

Garopaba - SC, 12/02/2025 09h00 | Por: Redação

O primeiro caso de chikungunya, registrado em Garopaba, foi confirmado nessa segunda-feira (10), pela Secretaria de Saúde do Estado que notificou a vigilância epidemiológica do município. O caso é considerado autóctone, ou seja, contraído em Garopaba, entretanto, o teste positivo foi registrado em Brasília.

Trata-se de uma criança de seis meses do bairro Encantada. Atualmente, o período de viremia e os sintomas já passaram e a criança está estável e saudável. A criança estava em viagem com a família e chegou na capital no dia 9 de janeiro, começou a apresentar os sintomas no dia 11, testou no dia 14. O resultado oficial saiu no dia 20, na vigilância epidemiológica de Brasília.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) orientou a Secretaria de Saúde de Garopaba para realizar ações de vigilância e de acompanhamento no bairro do caso confirmado. Um mutirão foi realizado um com os agentes de endemias e de saúde no raio de 150 metros da residência da criança.

Eliminar locais com água parada continua sendo a melhor estratégia para prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya. Sem criadouros, o mosquito não se desenvolve. É importante que, semanalmente, os moradores limpem casas, quintais e ambientes de trabalho, já que o ciclo de vida do mosquito se completa em aproximadamente sete dias.

 

O que é Chikungunya?

É uma infecção viral causada pelo vírus chikungunya, que pode se apresentar sob forma aguda com sintomas abruptos de febre alta, dor articular intensa, dor de cabeça e dor muscular, podendo ocorrer erupções cutâneas, e evoluir para as fases subaguda com persistência de dor articular e crônica com persistência de dor articular por meses ou anos.

O nome da doença deriva de uma expressão usada na Tanzânia que significa "aquele que se curva". Pessoas que apresentarem os sintomas citados devem procurar a unidade de saúde da comunidade para o diagnóstico e tratamento adequados. 

 

Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link:  https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!