O documento é exigido em procedimentos como compra, venda, desmembramento, arrendamento e obtenção de financiamentos bancários com garantia da propriedade rural
A Prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria de Agricultura, inicia em 17 de junho, a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2025, documento obrigatório para todos os proprietários de imóveis rurais. Emitido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o certificado é essencial para comprovar a regularidade cadastral do imóvel rural.
Também é exigido em procedimentos como compra, venda, desmembramento, arrendamento e obtenção de financiamentos bancários com garantia da propriedade rural. “O CCIR é um documento indispensável para o produtor rural. Ele é uma garantia de que o imóvel está em situação regular perante o Incra, além de ser necessário em várias operações legais. Por isso, é fundamental que todos estejam atentos ao início da emissão e procurem regularizar seus cadastros”, destaca Juliana da Silva Santana, servidora responsável pelo Incra em Tubarão.
Ela reforça, ainda, que os proprietários têm duas opções para obter o documento. “O produtor pode emitir seu CCIR com comodidade, diretamente de casa, acessando o site do Incra, no endereço https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao. Mas para aqueles que preferirem o atendimento presencial ou tiverem dificuldades, a Secretaria de Agricultura estará de portas abertas para melhor atendê-los”, explica.
A campanha de divulgação segue nas redes sociais e canais oficiais da prefeitura, com o objetivo de alcançar toda a população rural e evitar contratempos relacionados à ausência do documento.
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