A ação ocorreu nessa segunda-feira (17), em um encontro entre os pescadores com a Sepagri e Flama
Pescadores da comunidade da Lagoa de Santa Marta, em Laguna, foram recebidos nessa segunda-feira (17), pela Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri) e a Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama). Eles reivindicam, há anos, a abertura do Rio Dragado na localidade.
A região faz parte do complexo lagunar Santa Marta/Camacho, onde existe uma importância ambiental e histórica do Rio Dragado e das lagoas para a pesca artesanal e a biodiversidade local. A reabertura do rio é considerada essencial para a circulação de água e oxigenação da lagoa, beneficiando tanto a fauna aquática quanto a atividade pesqueira.
Durante a reunião, foi definida a criação de um grupo de trabalho composto pelos pescadores e técnicos da Sepagri e Flama, com o objetivo de elaborar estudos necessários para promover a abertura do rio e realização do monitoramento ambiental.
“A abertura promoverá maior renovação de água do ecossistema e irá proporcionar a melhoria das condições pesqueiras e de problemas com eventos climáticas, como enchentes, porque vai dar vazão para a água do estuário sair pela boca do camacho”, complementou o Secretário de Pesca e Agricultura, Abdon Vieira.
Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp